A modernização das companhias aéreas passa necessariamente pela integração de mais tecnologia nas aeronaves, com a disponibilização de serviços de entretenimento (como programas de TV e filmes on demand) e de acesso à internet, mas também pelas plataformas de ligação aos clientes.

David Neeleman, o empresário que em conjunto com o português Humberto Pedrosa detém a TAP, considera que a transformação da relação com o cliente tem de ser uma das estratégias da empresa e uma das apostas de investimento.

Para poder competir com as cada vez mais populares companhias low-cost, como a Ryanair e a EasyJet, a TAP está em processo de modernização de vários aspectos dos seus aviões e na primeira metade de 2017 já se poderão ver progressos nesse sentido, sugeriu David Neeleman.

Facilitar as marcações e a comunicação com o cliente, mas também a própria configuração das aeronaves e a forma como são cobrados os bilhetes faz parte da estratégia definida por David Neeleman. "Queremos poder avisar os clientes se houver um atraso por causa da meteorologia e dar opções", explica, lembrando que a aplicação da TAP é a chave desta relação.

Olhando para o futuro do negócio da aviação comercial, David Neeleman acredita que as linhas aéreas terão de se focar mais e mais em entregar ao cliente aquilo que ele quer, como serviços de entretenimento a bordo na aeronave (como programas de TV e filmes on demand) e acesso gratuito à internet.

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