A Nintendo tem um novo presidente: Tatsumi Kimishima assume este cargo na empresa, sucedendo a Satoru Iwata, o emblemático executivo da Nintendo que faleceu em julho deste ano.

Tatsumi Kimishima ocupava até aqui o cargo de diretor-geral e também posições de relevo na área administrativa e de recursos humanos da tecnológica japonesa. Tatsumi começou a trabalhar com a Nintendo no ano 2000, quando ocupava a posição de diretor financeiro da The Pokémon Company.

Em maio de 2006 chegaria mesmo à posição de CEO da Nintendo America, uma posição que viria a ser ocupada em 2013 por Satoru Iwata.

Antes de chegar ao mundo dos videojogos o empresário nipónico trabalhou durante 27 anos no maior banco do Japão, o Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ.

Esta nomeação parece indicar que a Nintendo procura um representante máximo que tenha experiência na gestão financeira e administrativa, algo que pode ajudar a Nintendo a acertar a sua estratégia a nível económico.

Já quanto à parte dos videojogos também há alterações a registar. Genyo Takeda, uma figura proeminente no segmento de hardware da Nintendo, é agora Tecnology Fellow, um cargo que o coloca um patamar acima dos restantes elementos da mesma área.

Já Shigeru Miyamoto, criador de Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, é agora Creative Fellow, funcionando como supervisor e responsável máximo pelo processo criativo da Nintendo.

De acordo com o The Verge, estas duas nomeações ajudam a criar uma ponte entre figuras emblemáticas da Nintendo da perspetiva dos videojogos e o perfil menos “gamer” do seu atual presidente.

A Nintendo está atualmente a desenvolver uma nova consola doméstica, até aqui conhecida como NX, além de estar prestes a entrar no mercado dos jogos para dispositivos móveis. Apesar de ter reconhecidamente alguns dos melhores jogos da mais recente geração de consolas, a tecnológica tem atravessado dificuldades nas vendas: a Wii U esteve muito longe de ser um sucesso comercial e as vendas da Nintendo 3DS, apesar de positivas, têm vindo a abrandar.