Quantum Dot, Android TV, Ultra HD e HDR Pro são algumas das palavras chave nas quais a TCL está a sustentar a sua estratégia de TV, e com a qual quer conquistar a terceira posição no mercado europeu até 2020.

A marca já tem uma posição bem estabelecida na China e noutros mercados asiáticos, e em 2017 conquistou o terceiro lugar em vendas no mundo, mas a Europa é uma das áreas onde está a apostar para continuar a impulsionar os resultados, que já ultrapassaram os 18,1 mil milhões de dólares em 2017, com 11% de quota de mercado.

tek TCL

Frédéric Langin, responsável pela área de vendas e marketing na Europa, explicou a estratégia na IFA Global Press Conference, que decorre em Roma. O executivo lembrou que a LCD foi uma das empresas que apostou na tecnologia de Quantum Dot em 2015 e que continua a acreditar que este é a melhor tecnologia para garantir cores e iluminação mais reais, suportando o futuro do entretenimento.

Para 2019 a tendência passa por LCDs de maior dimensão, com ecrãs de 65 e 75 polegadas, mas que a partir de 2020 o Quantum Dot com auto emissão (luz própria) irá dominar o mercado de painéis, como explicou Marek Maciejewski, diretor de desenvolvimento de produto.

Embora não tenha referido o 8K, o responsável da LCD pelo mercado europeu prometeu novidades “numa nova resolução a seguir ao 4K para a IFA 2018”, onde o interface de utilização terá também alterações relevantes.

Na calha está a interação por voz com os televisores, através do Google Assistant e Google Home, mas também a mudança da apresentação de aplicações e serviços. A TCL tem mantido a sua aposta no sistema Android TV nos seus televisores e vai agora beneficiar de uma mudança de conceito no Android O, de um interface baseado em apps para recomendações de conteúdo personalizadas, e mais focadas nas pessoas.

A TCL anunciou na CES uma nova linha de produtos que sustenta esta estratégia de crescimento e que já está desenhada também para explorar o potencial interesse dos consumidores em novos televisores para acompanhar o Mundial de 2018. o jogador Neymar é  o embaixador com o qual a marca quer marcar muitos golos.