O TechFund Capital, com sede nos Estados Unidos, um organismo que disponibiliza capital inicial para empresas em começo de actividade na área das tecnologias da informação, anunciou que irá criar um fundo de capital de risco na Europa denominado TechFund Capital Europe. Esta entidade, que ficará sedeada em Paris, vai ter como função promover a inovação e o espírito de empreendimento no sector das TIs na União Europeia.




Com especial realce na Alemanha e França numa primeira fase, o TechFund Capital Europe vai actuar principalmente na área central das tecnologias de informação onde se incluem as empresas de telecomunicações, de redes, armazenamento e multimédia. Segundo os responsáveis do fundo europeu, tem havido um aumento do espírito empreendedor na UE, tanto individual como empresarial, pelo que a indústria europeia está hoje mais receptiva ao investimento a longo prazo.



Na opinião de Jean-Michel Barbier, um dos administradores do TechFund Capital Europe, as oportunidades de negócio na Europa são muitas, nomeadamente nas reservas de tecnologia ainda não exploradas pelos laboratórios públicos e privados.



De salientar que em Outubro do ano passado a Comissão Europeia aprovou uma proposta apresentada por Philippe Busquin, o comissário europeu para a Investigação, para a aplicação dos fundos de apoio destinados à investigação, num total de 880 milhões de euros.



Este orçamento faz parte do programa "Integração e Reforço da Investigação Europeia", orçado em 12,5 milhões de euros, e que se destina a apoiar a investigação científica e a concentrar os apoios financeiros a programas nacionais, nomeadamente na área da pesquisa, recursos naturais, saúde, segurança, transportes, energia e sociedade da informação. Na altura este foi considerado por Philippe Busquin como um passo importante na criação do Espaço Europeu de Investigação.



Notícias Relacionadas:

2001-09-14 - Comissão aposta na excelência da investigação europeia

2001-10-19 - CE aprova orçamento de apoio à Investigação europeia

2001-07-02 - Laboratórios recebem mais 1,4 milhões de contos para projectos