
Num mercado saturado de produtos e serviços digitais, os prémios e as certificações funcionam como um verdadeiro referencial independente para os consumidores escolherem as soluções que realmente lhes oferecem valor e uma boa experiência de utilização.
É desta forma que Nassrin Majid, General Manager o ConsumerChoice, explica a forte aposta da empresa de avaliação de referência em Portugal neste novo prémio tecnológico, os Best Tech Experience, "o único projeto em Portugal focado em avaliar tecnologia a partir da perspectiva do consumidor”.
“O Best Tech Experience nasceu da constatação de que não existia no mercado um projeto focado em avaliar tecnologia a partir da perspectiva do consumidor. E nós, enquanto sistema de avaliação Nº1 em Portugal, sentimos que era nosso dever escutar o consumidor e trazer-lhe as soluções que ele procura”, explica Nassrin Majid
Para a General Manager da ConsumerChoice, este tipo de certificações possui uma importância cada vez maior na orientação dos consumidores e no reconhecimento da excelência tecnológica, mas é essencial apostar em metodologias que garantam a máxima confiança a todos os envolvidos – marcas e consumidores.
"Vivemos numa era em que a tecnologia é omnipresente... mas esta abundância também cria ruído e torna mais difícil perceber o que realmente faz a diferença", alerta Nassrin Majid. Para a executiva, a certificação funciona como um "filtro credível", que não se limita a premiar a inovação, “mas oferecer um guia claro num mercado complexo, permitindo que os consumidores decidam, com maior confiança e escolham, de forma informada, a tecnologia que lhes acrescenta mais valor”.
Metodologia de avaliação inovadora
Para garantir a máxima confiança em relação aos produtos avaliados e distinguidos com esta certificação, os Best Tech Experience têm na metodologia de análise usada a sua principal virtude.
Nassrin Majid refere que o Best Tech Experience “é o único em Portugal que coloca o consumidor no centro da avaliação”, explicando que essa metodologia une o rigor metodológico à experiência prática, analisando não apenas o desempenho técnico, “mas, acima de tudo, o benefício real sentido pelos utilizadores no dia a dia.”
“Trata-se de uma combinação única de duas perspectivas - a visão técnica e objetiva -, sustentada por critérios estruturados e a experiência do utilizador final.”
Para a responsável dos prémios, esta abordagem permite avaliar dimensões como usabilidade, segurança, inovação ou suporte, mas também medir a percepção de valor, confiança e a satisfação ao longo do tempo.
Em termos práticos, a avaliação efetuada aos produtos e serviços tecnológicos nos Best Tech Experience tem por base dez dimensões fundamentais, adaptadas à natureza de cada solução tecnológica. São elas o Desempenho, a Qualidade de Construção, a Interface do Utilizador, os Recursos e Funcionalidades, a Segurança, o Suporte ao Cliente, o Preço e o Modelo de Negócios, a Reputação da Marca, as Atualizações Regulares e a Compatibilidade.
Para serem elegíveis para o prémio, as soluções candidatas deverão alcançar uma pontuação mínima de 70%, com todo o processo a contar com a participação de utilizadores reais “e a exclusão de qualquer influência das marcas” - explica a empresa.
Impacto e valor para marcas e consumidores
O selo Best Tech Experience oferece valor em várias dimensões. Para as marcas, os fatores da diferenciação e reputação são essenciais num mercado competitivo, algo que um ‘selo de qualidade’ independente ajuda a conseguir.
Nassrin Majid detalha também uma dimensão estratégica, na qual as marcas podem conseguir insights concretos que permitem melhorar produtos, serviços e até preparar lançamentos futuros, a que se junta uma dimensão competitiva.
"Num mercado fragmentado, ter a certificação Best Tech Experience significa estar melhor posicionado para conquistar e fidelizar consumidores”.
Já para os consumidores, a certificação traduz-se sobretudo em confiança. Quando uma tecnologia recebe este prémio, é porque foi "avaliada com rigor, testada por utilizadores reais e sujeita a um processo transparente”. Segundo Nassrin Majid, “esta certificação aproxima-se do consumidor, escuta-o e valoriza a sua experiência” - defende, explicando que “o facto de a avaliação ser feita pelos próprios pares reforça ainda mais essa confiança, porque nada é mais credível do que a recomendação de quem já viveu a experiência”.
“Este reconhecimento distingue tecnologia de alto nível e reconhece o esforço das marcas que investem em colocar a verdadeira high tech ao serviço do consumidor, podendo inclusivamente certificar soluções ainda antes de chegarem ao mercado.”
Olhando para o futuro, Nassrin Majid aponta três caminhos essenciais para o setor tecnológico melhorar a experiência do consumidor: a combinação da eficiência das máquinas com a empatia humana, a criação de uma cultura de escuta ativa e a colocação do cliente no centro de toda a estratégia.
“Não basta inovar no produto, é preciso inovar na relação. Formar equipas, medir o que realmente importa e assumir a experiência do cliente como prioridade é o que vai distinguir as marcas que apenas acompanham a tecnologia, daquelas que constroem relações duradouras com quem as escolhe”.
Os vencedores de 2025… e a edição de 2026
A edição de 2025 dos Best Tech Experience acaba de reconhecer a excelência tecnológica de produtos e serviços disponíveis em Portugal em várias categorias. Entre as empresas premiadas estão a AdvanceCare (App), a CLAN (Portal Online), a Closum (Marketing Digital App), a DocBay (App), a Go, by Trivalor (App) e a Re/Max (App).
Neste contexto, as empresas têm sublinhado a utilidade dos insights obtidos durante a avaliação, que lhes permitiram compreender melhor as percepções dos consumidores, alinhar estratégias de comunicação e até redefinir prioridades de inovação.
“Para algumas (marcas e empresas), a certificação foi também um instrumento de motivação interna, validando o trabalho das equipas e reforçando a confiança no mercado. A expectativa é que este diálogo entre consumidores e marcas se intensifique, criando um círculo virtuoso de melhoria contínua”.
As candidaturas para a edição de 2026 já estão em andamento, com as inscrições abertas até 31 de outubro. Nassrin Majid sublinha que o processo é direto, com uma fase de inscrição seguida por uma avaliação técnica e a análise por utilizadores reais.
“Cada etapa é transparente e acompanhada de perto, permitindo às marcas perceber não apenas o resultado final, mas também em que pontos podem evoluir” afirma, concluindo que, para além do reconhecimento, “o Best Tech Experience representa a possibilidade de validar a proposta tecnológica, diferenciar-se no mercado e reforçar a ligação de confiança com os consumidores”.
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