Cavaco Silva inicia hoje uma visita oficial de três dias à Finlândia. O mar e a nanotecnologia são os temas centrais da agenda do Presidente da República, que visita aquele país nórdico para contactar com a experiência dos finlandeses em duas áreas onde o país investe fortemente e para promover Portugal.



Estabelecer alianças, promover Portugal como referência de interesse para as indústrias tecnológicas e chamar a atenção dos investidores estrangeiros - e parceiros - para o país, quer na área do mar quer na área da tecnologia, estão entre as principais missões da agenda.



"É bom que potenciais investidores estrangeiros conheçam estes casos, que há um ambiente de trabalho em áreas tecnológicas avançadas que é positivo e que o Governo está a fazer esforços para ser ainda mais positivo", disse Cavaco Silva ontem à imprensa, cita o Jornal de Negócios.



Neste primeiro dia de visita, o chefe de Estado português vai conhecer o centro tecnológico da Nokia Siemens, almoça na sede da Nokia e à tarde visita o laboratório Miconova e a empresa de nanotecnologia Picosun. Durante a tarde Cavaco Silva assistirá a uma explicação sobre o cluster finlandês de nanotecnologia.



Viajaram com Cavaco Silva para a Finlândia várias personalidades. Da área científica, acompanham o presidente José Rivas, o diretor-geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia de Braga e Vasco Teixeira, pró-reitor da Universidade do Minho para a Investigação.



A visita de Cavaco Silva à Finlândia, onde também irá decorrer uma reunião informal de chefes de Estado, termina este sábado com um cruzeiro pelo golfo da Finlândia, a bordo de um navio quebra-gelo.



Na Finlândia Cavaco Silva encontra-se com chefes de Estado do Grupo de Arraiolos, que une Portugal, Alemanha, Letónia, Finlândia, Itália, Áustria, Polónia, Hungria e Eslovénia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira