Com base em várias fontes estatísticas, a GSM Association comunicou no final da semana passada que o número de utilizadores de tecnologia de comunicações móveis GSM ultrapassa já os 600 milhões em todo o mundo. De acordo com este número, um em cada 10 habitantes do planeta usa um telemóvel com tecnologia GSM.





Segundo dados da Associação que tem mais de 574 membros entre os operadores de comunicações móveis de todo o mundo, o GSM foi adoptado em mais de 171 países do mundo e existem já 55 redes GPRS (General Packet Radio Services) a funcionar comercialmente fornecendo um melhor acesso a dados e serviços de Internet através das redes móveis. Esta evolução do protocolo GSM, assim como o EDGE (Enhanced Data for GSM Evolution) e o 3GSM estão incluídos nesta contabilização.




Até ao final do ano 2001 a GSM Association espera que o número de utilizadores desta tecnologia atinja os 630 milhões, salientando os responsáveis em comunicado que o crescimento esperado é também baseado nas novas possibilidades de comunicação oferecidas pela evolução da tecnologia GSM para o GPRS e 3GSM.




Ainda em comunicado, Rob Conway, presidente executivo da GSM Association, afirma que o GSM é a tecnologia melhor posicionada no âmbito das redes digitais, que deverão atingir os mil milhões de utilizadores até ao final do ano. Deste mercado potencial, o GSM detém "mais de 70 por cento de quota de mercado", explica.

Notícias Relacionadas:

2001-08-24 - ICP harmoniza critérios de contagem para número de telemóveis

2001-08-23 - Clientes do serviço móvel terrestre crescem 3,5% face a trimestre anterior