Para enfrentar os desafios do mercado as tecnologias da informação são um elemento chave, consideram os executivos de empresas de média dimensão europeias que participaram num programa de investigação da Economist Intelligence Unit. A tecnologia é vista como um factor decisivo para a capacidade da empresa crescer e competir, com sucesso, com as maiores corporações.

Entre os desafios que a tecnologia pode ajudar a responder contam-se a saturação do mercado, pressão nos preços, redução de pessoal qualificado ou talentos e aumento do custo das matérias-primas e serviços.

A tecnologia é considerada crítica para as empresas crescerem por 65 por cento dos inquiridos, enquanto 70 por cento dizem acreditar que a estratégia de tecnologia está intimamente ligada à estratégia de negócio. Também os executivos de topo revelam esta convicção, com 78 por cento dos donos ou membros da direcção a envolverem-se nas decisões chave nesta área.

A análise revela ainda que as empresas de média dimensão estão preocupadas com a concorrência dos grandes players de mercado mas que mantêm a confiança quanto à possibilidade de crescer num ambiente cada vez mais competitivo.

A Economist Intelligence Unit destaca ainda que nem todos os executivos inquiridos acreditam que os seus actuais sistemas de TI são adequados para as necessidades de negócio actuais ou futuras, revelando ainda uma preocupação quanto às competências dos recursos humanos para tirar o máximo partido das tecnologias.

O programa de investigação envolveu entrevistas a mais de 1.400 executivos de empresas de média dimensão na Europa, tendo sido patrocinado pela SAP.

Notícias Relacionadas:

2006-07-04 - PMEs europeias querem intervir na definição da nova política para as TIC

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.