O motor Unity é um dos mais utilizados na indústria dos videojogos, sobretudo no mercado mobile, sendo o principal concorrente atual ao Unreal da Epic Games. A Unity Software, a empresa dos Estados Unidos, responsável pela tecnologia encontra-se em conversações para transformar a sua unidade na China numa spin off e dessa forma ajudar a expandir o seu negócio naquele que é o maior mercado mundial de gaming. A notícia, avançada pela Reuters, refere quatro fontes ligadas ao assunto.

A empresa procurou investidores estratégicos para se juntar num negócio avaliado em mil milhões de dólares durante as conversações, segundo fontes anónimas presentes. A expansão da empresa surge numa altura em que as relações entre a China e os Estados Unidos não são as melhores, no que diz respeito a transferência de tecnologia entre fronteiras e as tecnológicas têm sido instigadas a reavaliarem as suas operações na China.

A Unity Software, como criadora de tecnologia-base para os videojogos, não quer perder a expansão do seu software no maior mercado da indústria, sobretudo pela grande procura de ferramentas para se criarem mundos no metaverso. A empresa está presente na China desde 2012 e a sua tecnologia alimenta alguns dos jogos mais populares do país, incluindo Honor of Kings da Tencent e Genshin Impact da miHoYo.

Através da spin off, a Unity Software pretende expandir o seu popular software na China em áreas como a modelação de smart city, design indústria, o referido metaverso e outras áreas além dos videojogos, referiram duas fontes à Reuters. E os principais potenciais investidores na Unity em conversações pretendem fazer grandes apostas no metaverso.

A estratégia da empresa americana, através do spin off na sua expansão, dará à sua unidade local a propriedade e autonomia para operar no país, aumentando a relação com as autoridades governamentais e parceiros chineses. A agência diz que este poderá ser um dos maiores negócios tecnológicos do ano, uma vez que os investimentos têm vindo a diminuir divido à pandemia, mas também pelos apertos de regulamentos.

É referido que o plano de expansão está a ser trabalhado há um ano pelo chefe executivo da Unity China, Zhang Junbo, e que o seu progresso tinha abrandado devido à redução do valor das ações da empresa, que caíram 80% desde novembro de 2021, devido à conjuntura da tecnologia.

Zhang Junbo já tinha referido anteriormente com publicações chinesas a ambição de expansão da empresa, mas sem referir a estratégia de spin off. Referiu ainda que a Unity iria contratar cerca de mil engenheiros nos próximos anos, expandindo os escritórios de Beijing e Guangzhou, além de Xangai. A Reuters sabe também que empregados da unidade de Xangai já assinaram contratos de trabalho com a nova entidade, num orçamento operacional separado da casa-mãe está a ser feito.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.