A UpHill acaba de alcançar um marco importante ao certificar o seu software como dispositivo médico classe IIa, uma distinção rara no sector da saúde na Europa. A certificação reforça a fiabilidade e segurança da sua plataforma de orquestração e automação de cuidados de saúde, que já está implementada em mais de 40% das Unidades Locais de Saúde (ULS) em Portugal.

Atribuído por auditores internacionais independentes, este reconhecimento é o culminar de um processo rigoroso conduzido ao longo de vários anos e representa um investimento de cerca de meio milhão de euros, refere a tecnológica portuguesa em comunicado.

De acordo com a regulamentação da União Europeia, os dispositivos médicos são classificados de acordo com o risco associado ao seu uso e à sua complexidade. Os dispositivos classe IIa apresentam um risco moderado, exigindo um processo de avaliação rigoroso realizado por entidades independentes. Esta classificação inclui produtos que têm um impacto direto na monitorização, tratamento ou automação de cuidados de saúde.

Embora o software médico seja agora considerado um dispositivo médico, são poucos os casos em que empresas optam por certificar as suas soluções, devido aos elevados requisitos técnicos e regulatórios.

A certificação do software da UpHill destaca-se não apenas pela inovação tecnológica, mas também pela robustez e segurança demonstradas durante o processo de auditoria, sublinha a empresa.