A análise foi feita a mais de 12 mil colaboradores de 34 empresas para o estudo Total Compensation Hi-Tech/Telecommunications Portugal 2015, revelando que 29% das organizações estimam que vão aumentar o número de funcionários, enquanto apenas 7% admitem uma redução. Mesmo assim, a maioria das empresas contactadas pela consultora irá manter o mesmo número de colaboradores.

O estudo da Mercer incide também na área das remunerações, mostrando que a tendência de aumento é positiva mas que, em comparação com 2014, há uma redução em todos os grupos funcionais, à exceção dos "professional sales".

Tiago Borges, responsável da área de estudos de mercado da Mercer Iberia, explica que "atualmente, os incrementos salariais encontram-se mais alinhados e consistentes a nível geográfico, por setores de atividade e por níveis funcionais. Este comportamento é induzido por um nível histórico de inflação baixa, sustentada por políticas monetárias comuns, controladas de forma rigorosa pelas Instituições da União Europeia. No que se refere a incrementos salariais por grupos funcionais em Portugal (Quadros de Direção, Chefias Intermédias, Quadros Técnicos e Administrativos) tem-se observado que, dentro das organizações, tendem a tornar-se cada vez mais uniformes e indiferenciados, fator que surge em linha com as tendências gerais do mercado.”
A atribuição de incentivos de longo prazo ainda não é uma prática generalizada, mas a quase totalidadedas empresas inquiridas inclui um plano médico, com coberturas de hospitalização, parto, medicamentos, entre outros. 

Mais de metade das tecnológicas oferece ainda aos seus colaboradores um Plano de Pensões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.