São 13 as empresas portuguesas que esta semana se deslocam ao Japão para mostrar os seus produtos na área de software, telecomunicações e energia. A iniciativa da missão empresarial é promovida pela ADENE - Agência Portuguesa para a Energia e pelo EnergyIN- Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia, contando com o apoio da AICEP e financiamento do Compete no âmbito do QREN.

EDP Inovação, CSIDE, Safira, Martifer Solar, RESUL, Inocrowd, Inteli, Critical Software, EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, Efacec, Brisa Inovação, PT Inovação e Grupo Salvador Caetano, são as empresas integradas nesta missão que decorre em paralelo com a visita oficial ao Japão do secretário de Estado do empreendedorismo, competitividade e inovação, Carlos Oliveira e do secretário de Estado da energia, Artur Trindade.

A aposta de Portugal na eficiência energética e nas energias renováveis é uma das mais valias que as empresas portuguesas querem mostrar no Japão, apresentando Portugal como país empreendedor com novas tecnologias e soluções inovadoras nos setores da energia e tecnologia.

A missão tem ainda como objetivos principais "criar novas oportunidades para a indústria, incentivar a ligação às redes nacionais e internacionais de investigação e promover oportunidades de exportação tecnológica de Pequenas e Médias Empresas com potencial no mercado", refere o comunicado enviado à imprensa.

No âmbito da visita vai realizar-se o seminário Japan-Portugal: A commitment to a sustainable future, em parceira com o NEDO - Pólo Tecnológico japonês. Haverá ainda tempo para visitas aos departamentos de energia e investigação colaborativa para a energia da Universidade de Tóquio e para reuniões bilaterais que permitam potenciar a cooperação entre os dois países nestes sectores.

Recorde-se que em Outubro a ADENE organizou uma missão empresarial semelhante a Israel, na qual participaram 11 empresas portuguesas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico