Num regresso à estratégia de expansão no mercado Europeu, a Telefónica lançou hoje uma oferta amigável para a aquisição da operadora móvel britânica 02. A operadora incumbente espanhola ofereceu 200 pences por cada acção da britânica, um valor 22 por cento acima da cotação de fecho da O2 no London Stock Exchange, na passada sexta feira.



A proposta prevê a aquisição do total do capital da operadora móvel que se separou do grupo BT em Maio de 2001. O valor total do negócio está estimado em 17,7 mil milhões de libras, o que corresponde a cerca de 26,1 mil milhões de dólares, e permitirá à Telefónica enfrentar a crescente hegemonia da Vodafone no mercado Europeu.



Com esta aquisição a Telefónica readquire uma posição importante nos mercados móveis britânico e alemão, dos quais tinha desistido em 2001, quando a estratégia ditava um recuo no mercado Europeu, depois dos elevados valores pagos pelas licenças de terceira geração.



Ainda à espera de aprovação das entidades reguladoras, as duas empresas estão de acordo no negócio, que deverá estar finalizado em Janeiro de 2006.



A O2 mudou de nome em Março, adoptando a actual designação e abandonando a anterior mmO2. A empresa detém actualmente 24,6 milhões de clientes móveis distribuídos pela Inglaterra, Irlanda, Ilha de Man e Alemanha. No mercado britânico a empresa está nos primeiros lugares no número de assinantes, ficando na quarta posição na Alemanha.



A compra da O2 por parte da KPN já tinha sido notícia no Verão, mas acabou por não se concretizar.



Esta aquisição é a de maior dimensão registada nos últimos cinco anos na Europa, quando a France Télécom comprou a Orange à Vodafone por cerca de 34,5 mil milhões de euros.

Notícias Relacionadas:

2004-03-30 - Operadoras móveis dão nome à aliança para bater o domínio da Vodafone

2003-12-26 - Telefónica Moviles vende 3G Mobile a Mobilkom Áustria

2002-07-25 - Telefónica Móviles avança com i-mode e congela investimentos UMTS na Europa

2001-09-07 - Operadores europeus juntam-se para partilhar custos de infraestrutura UTMS