À semelhança do que acontece noutros sectores também o da fotografia tem vindo a sofrer alterações que reflectem a constante evolução tecnológica. Se no final dos anos noventa as máquinas fotográficas convencionais começavam a ser substituídas, aos poucos, por equipamentos digitais, agora são os telemóveis com câmara embutida que ganham terreno.



Um estudo conduzido pela Schneider Kreuznach confirma o potencial dos telefones móveis neste sector ao apresentar alguns dados referentes a diversos mercados.



Para efectuar a análise a fabricante de lentes ópticas entrevistou mil utilizadores em países como Alemanha, China, Índia e Estados Unidos. Os resultados mostraram que, no futuro, um em cada quatro inquiridos passará a utilizar, exclusivamente, o seu telemóvel para tirar fotografias. A qualidade da imagem captada pelas máquinas embutidas nos dispositivos é o factor que mais influencia os utilizadores nesta decisão.



A substituição da máquina fotográfica digital por um telemóvel capaz de executar as mesmas funções é uma das opções possíveis para 43 por cento dos inquiridos. Por outro lado, 32 por cento responderam que não tencionam deixar de utilizar o equipamento digital.



Os utilizadores indianos e chineses foram os que se mostraram mais receptivos no que diz respeito à utilização dos telemóveis como equipamento fotográfico. Nos seus países oito em cada dez inquiridos admite poder vir a prescindir da máquina fotográfica passado a utilizar exclusivamente o telemóvel para tirar fotos.



Enquanto na China e na Índia mais de metade dos entrevistados assumem já tirar fotografias com o telemóvel várias vezes por semana, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos (26 por cento) e na Alemanha (12 por cento).



Apesar de já contar com vários adeptos, ainda existem muitos que se mostram renitentes quanto à utilização dos dispositivos móveis como equipamento fotográfico. A qualidade da imagem é mais uma vez o factor mais mencionado entre os inquiridos dos quatro países, que caracterizam a definição da imagem como "medíocre".



Para responder de forma satisfatória às exigências dos utilizadores e dar continuidade à evolução do mercado, os fabricantes já reconheceram que existe a necessidade de desenvolver modelos com maior capacidade de resolução e com sistemas de lentes mais capazes.

Notícias Relacionadas:

2007-01-25 - Vendas de telemóveis ultrapassam os mil milhões de unidades em 2006