A Tesla vai reforçar investimentos na China. A agência noticiosa do país, a Xinhua, detalhou esta sexta-feira que a empresa adquiriu terras para construir uma fábrica de baterias megapack em Xangai. Segundo outra fonte oficial, a Tesla pagou 222,4 milhões de yuans (cerca de 28,4 milhões de euros) pelo direito de exploração de 19,7 hectares, localizados perto da fábrica de automóveis que a empresa já tem no país e onde são construídas unidades do Model 3 e Model Y.
As informações veiculadas por meios locais, e relatadas pela Reuters, referem ainda que a construção da nova unidade deve arrancar já no início de 2024 e que a produção das primeiras baterias está prevista para o último trimestre do ano.
A nova fábrica de baterias da Tesla em Xangai terá capacidade para produzir 10 mil Megapacks por ano, quando estiver a trabalhar em velocidade de cruzeiro, uma informação que a própria Tesla já confirmou, quando foi revelado o projeto em abril. À data, a equipa de Elon Musk acreditava, aliás, que a construção da nova fábrica arrancaria ainda durante o terceiro trimestre deste ano e que a produção das baterias teria início no segundo trimestre do próximo ano.
As Megapacks são baterias com grande capacidade de armazenamento de energia, que têm como função ajudar a estabilizar a rede elétrica e a evitar falhas de energia, maximizando a capacidade de aproveitamento de fontes de energia renováveis. Cada unidade pode armazenar mais de 3MWh, o suficiente para abastecer cerca de 3.600 casas durante uma hora.
A fábrica da Tesla na Califórnia também produz cerca de 10 mil baterias deste tipo ao ano, embora tenha sido anunciado recentemente pela empresa que essa capacidade vai ser duplicada, passando das atuais 27 baterias produzidas diariamente para 57.
Veja as imagens do novo Model 3 da Tesla
A China é o maior produtor mundial de baterias, uma condição que pode ajudar a Tesla a reduzir o preço de fabrico dos seus equipamentos. Esta é uma vantagem que a empresa parece estar disposta a procurar, mesmo com as tensões entre aquele país e os Estados Unidos, que têm tentado bloquear o acesso chinês a tecnologias de ponta fabricadas nos EUA.
Nos últimos meses também surgiram notícias do interesse da Tesla em aumentar a capacidade de produção da fábrica de automóveis elétricos em Xangai, um upgrade que carece de licença do Governo. A unidade produz cerca de 22 mil veículos por semana.
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