As tecnologias da informação, e nomeadamente o investimento em software, vão manter-se como um factor importante no crescimento económico mundial dos próximos anos. As conclusões fazem parte de um estudo publicado, em parceria, pela consultora IDC e pela Microsoft .

A análise refere que o sector das TI será responsável pela criação de 5,8 milhões de empregos e mais de 75 mil novas empresas até 2013, entre os 52 países observados, representativos de 98 por cento do investimento total em tecnologias. A taxa anual de crescimento de emprego nas TI será de três por cento, o triplo do registado no conjunto da economia.

A IDC projecta, também, que o investimento no mesmo conjunto de países será três vezes maior do que a taxa de crescimento do PIB, rondando os 3,3 por cento ao ano até 2013. O segmento do software surge destacado, com uma previsão de crescimento anual de 4,8 por cento, acima dos restantes sectores das TI.

“O software é um recurso muito importante no crescimento da produtividade e da inovação em quase todos os sectores da economia”, refere Pamela Passman, tendo nomeadamente muito impacto em diferentes desafios económicos e sociais, como os colocados pela área da saúde, educação ou energia, acrescenta a vice-presidente da unidade de Global Corporate Affairs da Microsoft, num comunicado publicado online.

A IDC prevê ainda que durante os próximos quatro anos se destaquem outros segmentos na área das TI, como os serviços relacionados com o cloud computing, que se estima sejam capazes de gerar receitas de cerca de 800 mil milhões de dólares.

Actualmente responsável por 6,1 milhões de postos de trabalho, o denominado ecossistema Microsoft - onde entram a própria empresa, parceiros e os profissionais que trabalham com os seus produtos – poderá gerar em 2009, nas contas da IDC, qualquer coisa como 537 mil milhões de dólares de lucro para os parceiros da gigante da informática. “Por cada dólar que a empresa ganha, os nossos parceiros ganham 8,7 dólares”, garante a Microsoft.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.