A fórmula é simples: tornar mais fácil a aproximação das grandes estrelas com as marcas. Eis o plano do TikTok para se tornar mais rentável, uma rede social que continua a crescer a olhos vistos, tendo anunciado que chegou à marca de mil milhões de utilizadores ativos, um número que tem deixado a concorrência de “olhos em bico”. Aliás, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, ainda não compreendeu ao certo ao que aconteceu pela falha da aquisição, salientando que foi “a coisa mais estranha em que trabalhou”, referiu à Reuters.
De recordar que a ByteDance rejeitou a proposta da Microsoft há cerca de um ano, depois de várias semanas em negociações. O negócio estava a ser pressionado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçando as operações da rede social em território americano caso esta não fosse adquirida por uma empresa nacional. A saída do executivo em janeiro deixou tudo num limbo e até agora nada foi decidido.
Veja imagens da apresentação TikTok World:
Satya Nadella disse que tinha planos para a rede social, nomeadamente o sistema de segurança da Microsoft, o controlo parental para crianças e ainda toda a sua experiência de cloud. Apesar de ter falhado o negócio, o líder da gigante tecnológica deixou claro que foi o TikTok que fez a aproximação à empresa, e não o contrário. As proteções para as crianças feitas a partir das ferramentas da Xbox e todo o ecossistema empresarial da rede social LinkedIn atraiu os executivos da ByteDance. Tal como todos, também Satya Nadella não faz ideia se a administração americana ainda está à espera que alguém compre o TikTok.
Enquanto isso, a rede social continua a multiplicar os seus utilizadores, mas continua com um problema sério de monetização através de anúncios. O New York Times refere que os vídeos feitos pelos utilizadores que funcionam como anúncios têm centenas de milhões de visualizações da app, mas em muitos casos o TikTok não fatura nada. São dados vários exemplos de vídeos virais de utilizadores que fazem inadvertidamente publicidade a produtos, que acabam por ser replicados por outros utilizadores, numa bola de neve muito boa para as respetivas marcas, mas não para a plataforma. Muitas vezes as marcas "agradecem" com géneros as iniciativas dos criadores. Mas o TikTok quer dinheiro para todos...
TikTok pretende entrar numa nova era de marketing
O TikTok não quer continuar a “ver navios” enquanto plataforma potenciadora das marcas e apresentou hoje no evento TikTok World novidades para rentabilizar a rede social. A ideia é valorizar os produtos e a sua presença na plataforma, suportando a comunidade para introduzir novos caminhos de inovação.
A rede social tem assim novas soluções criativas para negócios, branding, que tenham impacto, independentemente do seu tamanho. A principal iniciativa é ligar as marcas aos criadores, através das suas ferramentas criativas. “Quando as marcas se juntam ao TikTok, nós dizemos-lhes para pensarem como marketers, mas que atuem como criadores. E reforça isso com números, de como 61% dos vídeos do TikTok são mais originais do que em qualquer plataforma. Além disso, 7 em cada 10 utilizadores referem que os vídeos de publicidade são mais divertidos na plataforma.
Vai ser introduzido um Marketplace para criadores de conteúdos do TikTok, um portal que pretende facilitar às marcas o encontro dos criadores que mais se adequam com os seus interesses. O Marketplace vai ter mesmo uma API para que possa ser integrado em outras soluções e empresas ligadas ao marketing.
Outra novidade diz respeito às campanhas abertas ao “recrutamento” de criativos. Ou seja, as marcas podem colocar anúncios de campanhas e os criadores podem candidatar-se e participar nos mesmos. Há ainda uma ferramenta que ativa a informação de conteúdo publicitário, para que os criadores marquem os seus vídeos quando envolvem marcas, partilhando com os seus seguidores essa informação de que o trabalho é patrocinado.
Por fim, as marcas vão poder criar as suas páginas principais no TikTok, que abrem ainda mais rápido que nos browsers gerais, para que possam partilhar as informações e vídeos dentro do mesmo ecossistema de conteúdo.
Além destas novidades, o TikTok vai presentear as marcas com ferramentas de métricas da plataforma, desde o alcance e frequência, as impressões das publicidades, entre muitas outras opções. O TikTok Shopping é uma suite de soluções, funcionalidades e ferramentas de publicidade para fortalecer as marcas na aproximação dos seus clientes. A partir desta ferramenta, os vendedores podem obter uma experiência comercial completa com a capacidade de fazer upload aos seus produtos e gerir tudo, incluindo o envio dos mesmos. As marcas podem ligar os seus produtos que tenham sido mostrados em vídeos orgânicos criados pela comunidade. Transmissões de vendas em streaming, cartões publicitários e outras ferramentas vão estar disponíveis para as marcas aderentes à nova visão de marketing do TikTok.
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