Numa altura em que o calor já aperta, o TeK tem o prazer de apresentar resultados fresquinhos sobre o mercado nacional de electrónica de consumo.

Frescos porque ainda agora chegaram à redacção, mas também porque reflectem o panorama das vendas feitas nos primeiros quinze dias deste mês - altura em que os termómetros e o tipo de produtos comercializados ainda não denunciavam a chegada do Verão.

Assim sendo, e sem mais demoras, passamos a anunciar os mais vendidos na primeira quinzena de Junho. Mesmo sem denunciarem a chegada do calor, as tabelas de hoje não deixam de nos ajudar a fazer outras constatações. O interesse dos portugueses pelos tablets é uma delas.

Se bem se recordam, Junho foi o mês escolhido pela Asus para fazer chegar ao mercado nacional o seu Eee Pad Transformer, um tablet que vem acompanhado de uma base com teclado que um transforma num portátil - e que o TeK já testou. Pois bem, alguns dias de pré-venda e a chegada às lojas apenas dois dias antes da contagem para o Top, foram suficientes para fazer deste o produto mais vendido pela Chip7 no período em análise.
[caption]Eee Pad Transformer[/caption]

Comercializado pela cadeia de lojas de informática a 499 euros, com uma memória de 16 GB e ligação Wi-Fi, o tablet de 10,1 polegadas conta com processador de 1 GHz Nvidia Tegra 2. O preço inclui a base (docking) com o teclado e suporte para o ecrã.

Os clientes da Pixmania e da Staples foram menos excêntricos, com os primeiros lugares da tabelas a serem ocupados pelos tradicionais televisores e computadores portáteis, respectivamente.

Entre aqueles que optaram pela loja online sedeada em França foi um televisor LED de 32 polegadas, de marca Samsung, que reuniu o maior consenso. O equipamento Full HD vem equipado com sintonizador TDT HD (MPEG-4) e quatro entradas HDMI, sendo vendido a 569 euros.

A Asus volta a "ganhar o ouro" esta quinzena, mas desta feita pelas mãos dos clientes da Staples, que fizeram do portátil A52F-EX1113V o produto mais vendido pela cadeia de lojas. Comercializado a 449 euros, o modelo com ecrã de 15,6 polegadas, apresenta características como o processador Intel Core i3-380M (a 2.53 GHz), um disco de 320 GB e uma memória de 4 GB DDR3.

Na lista de artigos mais vendidos pelas lojas que esta quinzena participam no Top contam-se ainda as habituais câmaras fotográficas e de vídeo, impressoras, discos rígidos, mas também telemóveis ou iPods, como revelam as tabelas que disponibilizamos abaixo.

[caption]Top Chip7[/caption]

[caption]Top Staples[/caption]

[caption]Top Pixmania[/caption]