A fabricante japonesa de electrónica Toshiba anunciou hoje que irá efectuar um spin-off da sua divisão de electrodomésticos, com vista a concentrar a sua produção em áreas que considera de maior crescimento, como os leitores de DVDs e tecnologias wireless.



A decisão insere-se num plano com a duração de três anos fiscais da empresa, que também inclui investimentos de capital no valor de 840 mil milhões de ienes (6,51 milhões de euros) até Março de 2006 em áreas que estão a registar crescimento, como o seu negócio de chips para computadores.



O negócio de electrodomésticos da Toshiba abrange frigoríficos, aspiradores e aparelhos de ar condicionado, estando previsto que se torne numa empresa independente, apesar da fabricante nipónica ter dado mais pormenores relativos a esse processo. Aquela divisão representou mais de 13 por cento das suas vendas globais no valor de 5,39 biliões de ienes (41,84 mil milhões de euros) relativas ao ano fiscal que terminou em Março de 2002. As vendas de electrodomésticos diminuíram nesse ano quatro por cento para os 680,7 mil milhões de ienes (5,28 mil milhões de euros).



A Toshiba irá despender 1,1 triliões de ienes (8,53 mil milhões de euros) durante os próximos três anos em Investigação e Desenvolvimento. No ano fiscal de 2002, gastou 340 mil milhões de ienes (2,63 mil milhões de euros) nessa mesma área. Segundo a companhia, a aliança que firmou no ano passado com a Matsushita Electric Industrial no sector dos ecrãs de cristais líquidos ajudou a tornar-se mais competitiva, de uma forma global. O resultado dessa parceria consiste na produção de visores para telemóveis e outros dispositivos móveis.


Notícias Relacionadas:

2001-12-18 - Toshiba reformula estratégia de produção de chips

2001-10-20 - Toshiba e Matsushita Electric Industrial desenvolvem ecrãs LCD e CRT em conjunto