Já se sabe que as principais gigantes tecnológicas estão apenas a planear o regresso aos escritórios a partir do verão de 2021, mesmo quando já se começa a planear a vacinação para a COVID-19. Mas as empresas estão a fazer ajustes para se adaptar a uma nova realidade laboral pós-pandemia, sendo o principal foco uma maior flexibilidade entre o teletrabalho e o presencial.

Numa carta enviada aos seus trabalhadores este domingo, Sundar Pichai, o patrão da Google, revelou que o regresso ao escritório está previsto apenas para setembro de 2021. Para além de prolongar o trabalho remoto da maioria dos trabalhadores, a empresa vai testar um conceito de semana flexível. O plano-piloto prevê que os funcionários estejam três dias no escritório, os chamados “dias de colaboração”, sendo os restantes trabalhados a partir de casa.

Citado pelo New York Times, Sundar Pichai refere no email que “estamos a testar a hipótese de que um modelo de trabalho flexível irá resultar em maior produtividade, colaboração e bem-estar”. Acrescenta que nenhuma empresa com a sua escala alguma vez criou um modelo totalmente híbrido de trabalho, ainda que alguns já começaram também a testar, por isso considera que será interessante apostar no sistema.

Ainda sobre o planeamento dos escritórios, após a pandemia, estão a ser criados espaços mais flexíveis e com um design que reduza o risco de contágio de COVID-19. Os colaboradores podem reservar áreas de colaboração até 12 pessoas ou espaços no exterior para grupos maiores. E para os funcionários que necessitam de um espaço mais sossegado quando não estão em casa, a empresa vai reservar secretárias nos seus escritórios.

Em setembro, Sundar Pichai já tinha referido em entrevista à Time que via o futuro como mais flexível, ainda que acredite que não seja 100% remoto. A empresa acredita que o trabalho presencial e a criação de “um sentimento de comunidade” são importantes, em especial, nos casos em que os funcionários têm como missão resolver problemas difíceis ou criar algo novo.

Sobre as vacinas, a Google recomendou aos seus empregados obterem as mesmas através das autoridades públicas locais. No entanto, a empresa vai estar atenta a oportunidades para ajudar os seus trabalhadores a obter as vacinas, depois das dosagens às pessoas prioritárias terem sido entregues globalmente.

A Google tem vindo a adiar o regresso ao escritório, tendo começado por antecipar em janeiro de 2021, depois julho, e agora será em setembro que prevê uma maior normalização. O desafio será reverter a transição do trabalho remoto para presencial. O New York Times dá outros exemplos de empresas que procuram a melhor forma para diminuir o impacto do regresso aos escritórios, como a ViacomCBS que também vai optar por um modelo híbrido mais flexível.

Por outro lado, o CEO da Netflix, Reed Hastings, defende que não viu nada de positivo no teletrabalho, ainda que no regresso aos escritórios, dos cinco dias de trabalho, um deles será remotamente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.