A joint venture que constituía a KPNQwest – a empresa europeia de comunicações de dados da Qwest – está oficialmente dissolvida, ou seja, a transacção de acções entre a Qwest Comunications Internacional e a Koninklijke KPN foi finalizada. De acordo com os termos do negócio, a KPN cede o direito de veto estratégico, embora conserve alguns direitos como maior accionista. As cláusulas de compra e venda que se encontravam dispostas no contrato original da joint venture – e também as que diziam respeito aos bens da KPNQwest – foram excluídas, tanto para a KPN como para a Qwest.



Esta transacção traduz-se na venda da KPN à Qwest de cerca de 14 milhões de acções e na venda de outros 6 milhões de títulos ao accionista maioritário da Qwest, o grupo Anschutz. A Qwest fica assim detentora de aproximadamente 214 milhões de acções de classe B, ou seja, 47,5 por cento do poder de voto e a KPN passa a possuir 180 milhões de acções de classe A o que lhe confere 40 por cento do mesmo poder. Salienta-se que o poder de voto conferido pelas acções A e B foi restringido de 10 votos por cada acção para apenas 1, o que equivale ao poder de voto de cada acção de classe C.



Os acordos de distribuição da KPNQwest com a Qwest e a com KPN vão manter-se, embora tenham sofrido algumas alterações.



Em Janeiro de 2003 a KPN poderá vender as suas acções da KPNQwest – embora para isso estas não possam ultrapassar os 17,5 por cento da média do volume diário da transacções nos 30 dias imediatamente precedentes na Euronext – a bolsa de valores criada em Setembro passado através da fusão das bolsas de Paris, Bruxelas e Amesterdão. Para já a Qwest tem a opção de compra da totalidade, ou parte das acções da KPNQwest, detidas pela KPN em Março deste ano – o valor de cada acção da opção será baseado numa média do valor de mercado no prazo dos dez dias antecedentes à data da opção. No entanto, a Qwest tem a possibilidade de remeter a sua opção de compra a uma outra empresa.



Notícias Relacionadas:

2001-12-19 - KPN Mobile vai lançar i-mode no início do segundo trimestre de 2002

2001-07-26 - Qwest presta acesso à Internet à AOL Time Warner