O potencial da transformação digital para remodelar rapidamente o mercado empresarial é superior ao de qualquer outra tendência conhecida, conclui um estudo realizado pela Cisco e pelo International Institute of Management Development (IMD).

Nos próximos cinco anos a exigência desse desafio vai fazer desaparecer 4 em cada 10 empresas em todo o mundo, ainda que 45% das companhias consultadas na pesquisa não considerem que o tema deva ser endereçado pelos organismos diretivos. A maioria dos inquiridos considera que a transformação digital é um fator positivo para os negócios e para a sociedade: 75% consideram-na uma forma de progresso e 72% defendem que otimiza o valor para os clientes. Só 43% reconhecem o risco de disrupção digital ou que ainda não o mediu.

Mesmo assim, a generalidade dos diretores inquiridos na pesquisa esperam mudanças importantes no mercado nos próximos cinco anos, consequência dos processos de transformação digital, ainda que só 25% tenham adotado uma postura proactiva em relação a esta mudança. Um terço prefere ficar a observar e seguir os passos da concorrência.

Dos doze sectores analisados no relatório, o de produtos e serviços de tecnologia é aquele que apresenta maior potencial para ter sucesso no processo de transformação digital. Incluídas neste leque estão as áreas de media e entretenimento, telecomunicações, serviços financeiros e retalho.

"Os sectores que geralmente se apoiam na análise de dados e nas redes tecnológicas para trocar estes dados de forma digital são os primeiros a apresentar potencial disruptivo", sublinha o estudo, que considera as startups impulsionadoras de toda esta transformação.

"Não só estão a mudar os modelos de negócio como também as cadeias de valor e as ofertas de produtos, pelo que a digitalização transforma os sectores e torna cada vez mais obscuros os limites entre eles", referiu Michael Wade, professor de inovação e estratégia no IMD, no comunicado que resume os resultados do estudo.

O relatório inquiriu 941 líderes empresariais de 12 sectores e 13 países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.