A SAP AG, fornecedora de soluções de software de e-business, divulgou recentemente que três quartos das 6.700 empresas que são suas clientes na zona euro converteram a sua facturação para euros. Em comparação, a média geral em relação a todas as companhias da zona euro é de 7,9 por cento, de acordo com dados da Comissão Europeia citados por esta produtora alemã de software.



Em Portugal, dois terços dos clientes da subsidiária nacional da SAP já estão a funcionar com a sua contabilidade adaptada para a moeda única. Por outro lado, apenas nove por cento do sector empresarial português já opera em euros, segundo estudos oficiais também referidos no comunicado divulgado pela empresa.



Desde 1996 que a SAP disponibiliza aos seus clientes um plano de conversão "prevendo a adaptação dos sistemas de contabilidade e de recursos humanos à realidade da moeda única", tendo há três anos a companhia convertido todo o seu software para funcionar com o euro. A empresa alemã concebeu também um kit específico designado de Euro-Workbench, que é capaz de administrar todas as conversões que dizem respeito aos processos empresariais e às relações com fornecedores e clientes.



Segundo o comunicado divulgado, "a funcionalidade multidivisas dos sistemas SAP tornam os processos contabilísticos da empresa independentes das diferentes divisas utilizadas pelos seus clientes e fornecedores". Está também disponível uma linha telefónica de atendimento acessível 24 horas por dia para assistir e esclarecer os clientes na conversão dos seus sistemas para euros.



"Como é confirmado por um relatório da Comissão Europeia acerca da utilização do euro, datado de Julho deste ano, o software da SAP adquirido depois de 1998 permite o cálculo retroactivo necessário para que a conversão para o euro possa ser efectuada durante o decorrer do ano contabilístico", acrescenta. Esta funcionalidade possibilita a conversão da contabilidade em qualquer momento após o encerramento contabilístico do ano anterior.



Notícias Relacionadas:

2001-09-20 - Navision promove adaptação ao Euro sem sobressaltos

2001-09-05 - Relatório da Gartner considera SAP Portals líder em soluções de portais

2001-07-10 - Compuware certifica gratuitamente clientes para euro

2001-04-04 - Oracle promove solução para o Euro