De acordo com um estudo efectuado pela Jupiter Media Metrix a 60 mil pessoas nos Estados Unidos, a troca mensagens instantâneas tem um número cada vez maior de utilizadores. Tanto no local trabalho como em casa a importância deste serviço cresceu consideravelmente durante o último ano, e apesar da AOL ter mais assinantes, a Microsoft e o Yahoo! estão a ganhar mercado rapidamente.



Segundo este relatório o número de utilizadores de mensagens instantâneas no local de trabalho aumentou 34 por cento, de 10 milhões em Setembro de 2000 passaram para 13,4 milhões decorrido um ano. A percentagem de utlizadores em casa aumentou 28 por cento, o que significa que de 42 milhões de utentes em Setembro de 2000, passaram para 53,8 milhões em Setembro de 2001.



O tempo a conversar via Net no emprego, através de mensagens instantâneas, obteve 110 por cento de crescimento, o que representa 4,9 mil milhões de minutos gastos. Em casa aumentou 48 por cento para 13,6 mil milhões de minutos dispendidos.



Considerando que poucos sistemas são compatíveis, o estudo revela ainda que a percentagem de indivíduos a utilizar duas, ou mais marcas, fornecedoras de serviços de mensagens instantâneas também aumentou de 24 por cento, em Setembro de 2000, para 29 por cento no mesmo mês de 2001.



Apesar das três maiores empresas fornecedoras deste serviço serem actualmente a AOL, Microsoft e o Yahoo!, a primeira destaca-se com a maior quantidade de utilizadores no trabalho, 8,8 milhões, e em casa com 41,7. Porém, apesar da percentagem de utilizadores caseiros AOL ter aumentado 21 por cento em relação ao ano passado, a MSNs cresceu 94 por cento, de 9,6 milhões para 18,5 milhões de utlizadores no período compreendido entre Setembro de 2000 e 2001. O serviço Yahoo! conseguiu crescer 25 por cento, passando de 9,5 para 11,9 milhões de utilizadores no período referido previamente.



Em relação ao acesso no local de trabalho a AOL aumentou 17 por cento, a MSN 88 por cento para 4,8 milhões de utentes, e o Yahoo! cresceu 83 por cento para 3,4 milhões.



Para já, quem está a ganhar a contenda sobre a interoperabilidade entre a Microsoft e Yahoo! com a AOL são os utilizadores que utilizam dois, ou mais serviços ultrapassando assim o problema da incompatibilidade de tecnologias.


Notícias Relacionadas:

2001-06-26 - Yahoo.com lança serviço de IM com vídeo

2001-06-22 - 13 milhões de jovens norte-americanos utilizam instant messages

2001-08-16 - AOL e Lotus testam compatibilidade do software de messaging