A União Europeia deverá estar prestes a anunciar que não vai opor-se à compra da DoubleClick pela Google, um negócio que motivou uma investigação aprofundada do executivo europeu, especialmente pelas dúvidas que se levantavam quanto ao tratamento de dados privados dos internautas.

O regulador norte americano já tinha desbloqueado o negócio de 3,1 mil milhões de dólares mas a Direcção-geral da concorrência europeia mantinha-o sob investigação, tendo recebido pareceres de várias entidades ligadas à privacidade, entre as quais a organização europeia de defesa dos direitos do consumidor.

As notícias que surgem na imprensa apontam para uma aprovação sem imposição de remédios, que deverá ser comunicada só na próxima semana e que significa que o regulador europeu não encontrou quaisquer obstáculos ao negócio.

O sinal positivo da Comissão Federal de Comércio (FTC) em relação ao negócio pode ter sido decisivo para a provação já que nos últimos seis anos a Comissão Europeia nunca vetou uma fusão aprovada pelo organismo norte-americano.

Ainda em Janeiro a Comissão Europeia tinha decidido não fazer objecções formais à transacção proposta pelo Google, um passo que normalmente antecede a oposição em relação aos processos de fusão.

A compra da DoubleClick pela Google faz parte de um movimento de consolidação no negócio da publicidade online e acompanha uma te4ndência que motivou a compra da aQuantive pela Microsoft, enquanto a Yahoo comprou a BlueLithium e a AOL adquiriu a Tacoda.

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