As tensões entre o Facebook e a Apple têm vindo a aumentar, motivadas pelas mudanças de privacidade no iOS 14. Os planos da tecnológica de Cupertino para dar aos utilizadores o direito de escolherem se querem ou não ser rastreados para ter publicidade direcionada não agradaram à rede social de Mark Zuckerberg, uma vez que poderão ter impacto nas suas receitas.

Agora, ao que tudo indica, o Facebook pode abrir um processo judicial antitrust contra a Apple e, de acordo com informações a que o website The Information teve acesso, a empresa tem estado a prepará-lo há já alguns meses.

O Facebook alega que a empresa da maçã está a abusar do seu domínio do mercado para forçar os programadores de aplicações terceiras a seguir um conjunto de regras que os seus developers não são obrigados a seguir.

A rede social defende que todas as regras aplicadas pela Apple fazem que seja mais difícil de competir contra ela, particularmente, em segmentos como os dos videojogos, serviços de mensagens e de compras online.

App Store da Apple introduz etiquetas para classificar o nível de privacidade de cada aplicação no iOS
App Store da Apple introduz etiquetas para classificar o nível de privacidade de cada aplicação no iOS
Ver artigo

Caso se materialize, o processo vai focar-se em mudanças no que toca à privacidade dos utilizadores da mais recente versão do sistema operativo dos smartphones da Apple. Porém, os executivos do Facebook estão a enfrentar pressões em relação à decisão que pode, em última análise, levar a empresa a desistir do processo.

Alguns funcionários da rede social apresentam reservas em relação a começar uma “batalha” contra a Apple, dando a conhecer que os próprios problemas legais da empresa, incluindo os que dizem respeito ao tratamento dos dados dos utilizadores, podem mesmo prejudicá-la.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.