Em março, o mundo viu partir Stephen Hawking, uma das mentes mais brilhantes das últimas décadas, deixando um legado científico sem precedentes. A cadeira de rodas do físico britânico, juntamente com uma cópia da sua tese de doutoramento foram leiloadas por cerca de um milhão de euros (881 mil libras) na famosa casa Christie’s, reporta a Lusa.
A cadeira elétrica foi rematada por quase 341 mil euros, e a tese de doutoramento, baseada nas origens do universo, escrita em 1965, arrecadou 671.509 euros, surpreendendo os participantes no leilão por ser vendido três vezes cima do esperado.
O valor arrecado pela leiloeira será revertido para a fundação de Stephen Hawking e uma associação britânica de apoio a pessoas com doenças neurodegenerativas, a mesma que afetou o génio.
Há um mês que foi lançado o seu último trabalho científico, finalizado por físicos que o acompanharam, sobre o paradoxo da informação dos buracos negros. E também já se encontra à venda o seu livro mais recente “Breves respostas a grandes perguntas”, compilando alguns reflexos sobre o universo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários