Cerca de um terço (31 por cento) das empresas em Portugal usam as redes sociais para cativar novos negócios, de acordo com um estudo hoje divulgado. O documento, encomendado pela Regus, fornecedor de soluções para escritórios, revela que a nível global a média de empresas que já descobriram o potencial das redes sociais para gerar negócios e tiveram sucesso na aposta é ainda maior, rondando os 40 por cento.



Portugal também fica abaixo da média, no que se refere aos orçamentos de marketing dedicados a acções em redes socais. Vinte por cento das empresas inquiridas em Portugal canalizou dinheiro para este tipo de iniciativa, quando a média global percepcionada pelo estudo foi de 27 por cento.



Já o volume de empresas que tira partido das redes sociais para comunicar com os clientes é maior. Cinquenta e um por cento das empresas inquiridas no estudo usam estes canais para comunicar com os seus contactos e 49 por cento reconhecem como maior vantagem das redes sociais, a possibilidade de gerir e comunicar com grupos de clientes.



Mais de metade dos inquiridos no estudo, em Portugal, também defendem que as redes sociais são um bom local para encontrar informação relevante de negócio. Esta função é, aliás, mais reconhecida pelos entrevistados em Portugal, que pela média dos inquiridos (58 por cento contra 54 por cento).



O estudo também conclui que em Portugal há menos cépticos relativamente às redes sociais, que na média dos países inquiridos. Em Portugal, 29 por cento não compreendem o potencial destes canais para o seu negócio, hoje ou no futuro. O número aumenta para 34 por cento na média dos inquiridos.



Em termos genéricos conclui-se ainda que as empresas mais pequenas são as mais aptas a retirar benefícios das redes sociais, por serem também as que mais as utilizam. Conclui-se que 44 por cento das empresas pequenas que apostaram nestas plataformas conseguiram conquistar novos clientes, percentagem que desce à medida que a dimensão da empresa aumenta.



O estudo foi conduzido pela MarketingUK em 75 países e ouviu 15 mil inquiridos.