Este mês estava previsto que iam chegar às escolas os primeiros 100 mil computadores com ligação à Internet móvel (33.333 por cada um dos operadores MEO, Vodafone e NOS). Mas cerca de um terço poderá atrasar-se devido à necessidade da MEO obter da Anacom os números da gama móvel para dar acesso à internet através dos equipamentos. A MEO ganhou uma fatia do concurso da atribuição dos terminais, mas a entidade reguladora afirmou ao JN que não recusou o pedido, exige apenas informação adicional “porque existem regras em matéria de numeração e importa verificar o seu cumprimento”.

Atualmente estão atribuídos à MEO 13,8 milhões de números móveis, e a Anacom “precisa de saber se os mesmos estão a ser efetiva e eficazmente geridos para poder aferir sobre a necessidade de atribuir novos números e poder tomar a decisão”, afirmou fonte oficial ao jornal.

Primeira fase da Escola Digital vai distribuir 100 mil computadores pelas escolas do país
Primeira fase da Escola Digital vai distribuir 100 mil computadores pelas escolas do país
Ver artigo

Do lado da Altice, a empresa de telecomunicações não se conforma, referindo que a pandemia obrigou a que os últimos meses do último ano letivo fossem concluídos com o recurso ao ensino à distância. “E perante a propagação do vírus no último mês é de máxima urgência que este projeto seja implementado, caso se tenha de vir a conjugar o ensino presencial e o ensino à distância”, salienta.

Segundo o DN, depois de prestar os esclarecimentos solicitados pelo regulador, a MEO enviou uma correção à informação previamente remitida, entre 26-30 de outubro, que a Anacom afirma estar ainda em análise, não tendo sido tomada a decisão ao pedido formulado pela empresa de telecomunicações.

A Altice Portugal espera que o regulador defina urgentemente o pedido de atribuição de numeração, acusando a posição da Anacom de bloquear a agilidade e celeridade que a urgência do processo exige. “Será lamentável se, por causa do Regulador das Comunicações em Portugal, a implementação da Escola Digital ficar comprometida”, afirmou fonte da empresa.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, referiu em em outubro no Parlamento que os primeiros equipamentos deveriam chegar em novembro às escolas dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e os alunos da Ação Social Escolar a assumir prioridade. Na segunda fase do concurso, que já está a decorrer, prevê-se a entrega de 300 mil computadores com internet móvel.

Segundo foi adiantado ao Diário de Notícias, apenas a MEO teve a necessidade de solicitar números adicionais da gama 9, já que a Escola Digital colocou pressão no plano de numeração da empresa, visto que prevê a atribuição de cerca de 1,3 milhões de equipamentos com banda larga móvel. Essa numeração terá sido solicitada no início de setembro, mas a resposta só terá chegado no dia 6 de outubro, com pedido de esclarecimentos à Altice.

De recordar que o Orçamento de Estado para 2021 prevê 400 milhões de euros para o programa Escola Digital. O Governo prevê a intervenção do Programa Escola Digital em três níveis. Ao nível estrutural, prevê-se um gasto na aquisição de computadores, conectividade e licenças de software para as escolas públicas, introduzindo novos recursos didáticos a alunos e docentes. A prioridade são os alunos abrangidos por apoios no âmbito de ação social escolar até chegar à sua utilização universal.

O segundo nível centra-se no investimento nos professores, através de um programa de capacitação digital dos docentes. Por fim, no terceiro nível, o governo espera continuar a desmaterializar os manuais escolares, acertando agulhas para novos recursos digitais.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 11h30.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.