A Universidade de Coimbra, através da sua empresa ICNAS-Produção, concluiu a instalação do primeiro laboratório ibérico especializado no teste e certificação de dispositivos médicos respiratórios, ou seja, os ventiladores pulmonares utilizados na ajuda ao combate de COVID-19. O laboratório VentiLab 4 COVID-19 angariou 329 mil euros de financiamento do COMPETE 2020, através do programa do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Otimização (COVID-19).

O laboratório passa a testar e certificar os ventiladores de emergência, realizando os testes físico-químicos e microbiológicos indicados pelo INFARMED, segundo as normas internacionais ISSO. Nesse sentido, “vai avaliar a biocompatibilidade e a segurança dos ventiladores desenvolvidos no âmbito da resposta à pandemia da COVID-19. As normas são aplicáveis a todo o tipo de ventiladores”, salientou Antero Abrunhosa, gerente da ICNAS-Produção e líder do projeto.

COVID-19: Universidade de Coimbra tem o primeiro laboratório ibérico especializado na certificação de ventiladores
COVID-19: Universidade de Coimbra tem o primeiro laboratório ibérico especializado na certificação de ventiladores Antero Abrunhosa, gerente da ICNAS-Produção e líder do projeto VentiLab 4 COVID-19.

Os equipamentos analíticos do VentiLab 4 COVID-19 são capazes de avaliar a qualidade dos gases que percorrem os ventiladores, assegurando que não são libertados contaminantes que possam ser nocivos para os doentes. O especialista explica que esses contaminantes passam por partículas e compostos voláteis que sejam libertados, por exemplo, pelos materiais usados no fabrico dos ventiladores, bactérias ou fungos.

O projeto “é um exemplo de como podemos readaptar os laboratórios e o conhecimento científico existentes nas empresas e nas universidades para fazer face à situação atual. A ICNAS-P produz medicamentos, tem laboratórios para o seu Controlo de Qualidade. Através deste projeto, adaptou agora um desses laboratórios para o teste dos ventiladores”, salienta Antero Abrunhosa.

Embora a certificação dos ventiladores seja a prioridade da empresa, o laboratório pode realizar outros testes que envolvam a análise de componentes gasosos, de outros equipamentos, disponibilizando-se à comunidade científica e empresas interessadas nos seus serviços.