Um estudo divulgado recentemente pela empresa Screen Digest prevê que um total de 8,7 milhões de europeus irá subscrever o serviço de televisão através da Internet até 2009, representando 9,4 por cento de um mercado que é actualmente dominado pelas operadoras de cabo e de satélite.

O serviço de televisão pela Internet conta actualmente com 658 mil utilizadores, prevendo-se que este número aumente em 14 vezes nos próximos quatros anos. As companhias telefónicas estarão na base deste crescimento, procurando levar os seus clientes a aderir ao serviço, já que os serviços fixos enfrentam a concorrência e a queda de preços.

Segundo Daniel Schmitt, autor do estudo, as operadoras esperam que a televisão através da Internet lhes traga lucros adicionais, sendo que a cobertura IPTV (protocolo de televisão por Internet) "emergirá mais rapidamente na Europa e na Ásia do que nos Estados Unidos", cujo mercado ainda se encontra em desenvolvimento.

A previsão da Screen Digest aponta para que França, Espanha e Itália sejam os países com maior adesão, com 20 por cento, 17 por cento e 16 por cento, respectivamente, dos seus mercados de televisão paga nos próximos quatro anos.

A França encontra-se à frente no mercado, com três companhias a disponibilizarem já este serviço, nomeadamente a France Telecom, Free Telecom e Neuf Telecom, dividindo um total de 280 mil clientes.

Em Itália, a empresa de banda larga Fastweb conta actualmente com 190 mil clientes, enquanto que a sua concorrente Telecom Itália afirma que mais de quatro milhões de italianos terão brevemente cobertura IPTV.

Em Portugal iniciativas semelhantes estão a ser desenvolvidas nomeadamente pela Cabovisão que anunciou há pouco tempo que o seu serviço de Televisão Digital e Interactiva vai ser lançado durante o primeiro trimestre de 2006, contando com a parceria da Force e da Open TV como fornecedores.

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