Ao longo do ano passado o serviço de pagamentos via Internet gerido pela SIBS registou 66.231 pagamentos, efectuados por 60.155 utilizadores registados e activos, revelou a empresa num encontro com a imprensa para assinalar 20 anos de actividade.



Vítor Bento, presidente do conselho de administração da SIBS, adiantou que aderiram ao serviço até final do ano passado 143 comerciantes, embora ressalve que o canal possa ser utilizado por lojas online não registadas.



O responsável considera que a evolução do MBNet tem acompanhado o progresso do comércio electrónico em Portugal, que à data de lançamento do serviço - em Setembro de 2001 - apresentava perspectivas de crescimento bastante optimistas, que entretanto não se concretizaram. Contudo, a SIBS faz um balanço positivo da aposta neste canal de pagamento e explica que embora este não seja o core business da empresa se tornou imperativo desenhar uma oferta que cobrisse este canal de negócio e desse suporte aos negócios online.



Hoje o serviço mantém-se como alternativa que vai crescendo sustentadamente, mas com taxas de utilização relativamente reduzidas. Tendo em conta que no ano passado foram efectuadas 66.231 pagamentos via MBNet, para um total de 60.155 utilizadores activos conclui-se que a média de utilização do serviço pouco ultrapassa uma primeira experiência.



Ainda assim, e comparando valores fornecidos pela SIBS relativamente a Agosto de 2002 e Dezembro de 2003, é possível concluir que o número de cartões multibanco aderentes ao serviço quase duplicou, passando de pouco mais de 30 mil para 60 mil subscritores. Vítor Bento adianta que não há uma razão especifica para este crescimento e diz que o facto da base de clientes ser ainda bastante reduzida dá margem para crescimentos significativos.



A SIBS foi formada em 1983 com a participação das 12 entidades bancárias existentes em Portugal na altura e é hoje participada por 33 bancos. Gere uma média de 1,5 mil milhões de transacções por ano, efectuadas por 14,5 milhões de cartões. São também da sua responsabilidade os 9.710 ATM disponíveis em todo o país e os 140 mil terminais de pagamento electrónico.



Na apresentação a empresa divulgou ainda que ao longo do ano passado foram realizadas 632 milhões de operações via ATM e 414 milhões de operações via terminais de pagamento automático.



Notícias Relacionadas:

2002-05-21 - SIBS e Unicre lançam nova versão do MBNet

2001-09-20 - SIBS e Unicre juntas no MBNet