
Os veículos elétricos até podem ser o futuro, mas a massificação deste mercado está longe de acontecer em Portugal. Como escreve o jornal i, os carros elétricos representam apenas 0,3% do total do mercado dos carros em Portugal, ainda que este ano se tenha assistido a um aumento nas vendas.
De acordo com dados da Associação do Comércio Automóvel (ACAP), até agosto tinham sido comercializados 355 carros elétricos e outros 2.047 veículos da categoria híbrido - que tanto usam combustível fóssil como baterias elétricas. Em 2014, por exemplo, venderam-se 216 carros elétricos e 2.805 híbridos.
O jornal diário salienta que dificilmente Portugal conseguirá alcançar as metas traçadas pelo executivo liderado por José Sócrates, que estimava uma quota de 10% de carros elétricos em Portugal para o ano de 2020.
O Governo português disponibilizou no início do ano incentivos fiscais para todos os que compram um carro elétrco. Os subsídios conferidos pelo Estado variam entre os 3.250 e os 4.500 euros, sendo que o valor máximo é garantido àqueles que comprarem um carro elétrico novo. E só 58 portugueses é que até ao momento fizeram uso do ‘cheque’ máximo.
“São medidas com que o Governo quer ter algum mediatismo, mas o impacto é reduzido”, disse ao i o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro.
O preço alto dos veículos elétricos, dificuldades relacionadas com o carregamento das baterias e ainda a relativa baixa autonomia destes carros são alguns dos factores apontados como críticos na hora de os portugueses não investirem num veículo elétrico.
O próprio Governo quer ser um exemplo no investimento em carros elétricos estando previsto que nos próximos cinco anos sejam incluídos 1.200 veículos 'verdes' na frota do Estado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários