A EDP comunicou a concretização da já anunciada alienação de parte do capital da Edinfor. Foram alvo do negócio 60 por cento do capital da tecnológica, que passam para as mãos da empresa britânica Logica CMG.



Nos termos do acordo estabelecido entre as duas entidades foi ainda fechado um acordo de outsourcing TI com a duração de dez anos e um custo de 510 milhões de euros. Este acordo dá preferência à empresa britânica, enquanto fornecedor de recursos TI durante o período definido.



Em comunicado, as empresas sublinham que o acordo de outsourcing para as Tecnologias de Informação permitirá gerar poupanças anuais de 23 milhões de euros.



A decisão de alienar parte do capital da Edinfor era já conhecida, tendo sido anunciada pela EDP há mais de um ano quando a empresa se propôs a centralizar esforços nas suas principais áreas de negócio.



A Edindor opera em Portugal, Espanha e Brasil e emprega 1.300 pessoas. A empresa foi avaliada em 135 milhões de euros, pelo que o preço a pagar pela empresa britânica para controlar 60 por cento do capital foi definido nos 81 milhões de euros, avança um comunicado da Logica.



Nos termos do acordo definido pelas empresas, a EDP detém direitos de recompra das acções ou venda das restantes num prazo de dois anos. Já a Logica tem direitos preferenciais de compra do restante capital ao fim do quarto ano de parceria.



No âmbito da mesma operação da Edinfor adquiriu 40 por cento da ACE, passando a deter a totalidade do capital daquela empresa. Ambos os negócios carecem de aprovação regulatória.



Notícias Relacionadas:

2003-12-18 - Edinfor contrata IBM para renovar plataforma tecnológica


2003-10-15 - Edinfor vai pagar multa de 15 mil euros à Autoridade da Concorrência