As vendas da Nokia no terceiro trimestre do ano aumentaram 18 por cento acabando por se fixar nos 8,4 mil milhões de euros. Entre Julho e Setembro a fabricante finlandesa aumentou também os lucros em 29 por cento, para 881 milhões de euros. A melhoria dos resultados é uma consequência directa da tendência generalizada de crescimento do mercado, mas também uma resposta à diversidade do seu portfólio de produtos, considera a empresa.



Nesta área a Nokia destaca os equipamentos multimédia de gama alta lançados no período, dirigidos aos mercados empresarial e residencial maduros, a continuidade da aposta no segmento da moda e a oferta de equipamentos de gama de entrada para mercados emergentes.



No período analisado foram vendidos um total de 199 milhões de equipamentos móveis, o que implica uma nova revisão em alta das previsões da Nokia para as vendas totais do mercado no ano 2005, que passam agora para os 780 milhões de unidades (contra uma previsão anterior 760 milhões de unidades).



Esta boa performance do mercado contribuiu para que a líder de mercado vendesse no trimestre 66,6 milhões de unidades e aumentasse a sua quota de mercado dos 32 por cento registados no ano passado, para 33 por cento. A par com o aumento de quota a Nokia conseguiu também um crescimento de 29,5 por cento relativamente às vendas no período homólogo e um crescimento de 9,5 por cento face ao trimestre anterior.



Em comunicado, a empresa explica que as regiões do globo que mais têm contribuído para o seu aumento de vendas são a China e Ásia Pacifico, onde a sua quota está a aumentar. Já na região EMEA esse indicador mantém-se estável e nas região da América Latina e América do Norte a quota da Nokia está em queda.



Para o último trimestre do ano a empresa espera um novo crescimento da sua quota de mercado, quer face aos três meses anteriores, quer numa comparação ano a ano. Os mercados em vias de desenvolvimento deverão dar o principal contributo para este crescimento.



Notícias Relacionadas:

2005-04-21 - Vendas da Nokia crescem 17 por cento no primeiro trimestre

2005-01-27 - Nokia divulga crescimento de 3% nas receitas e anuncia 40 novos terminais para 2005