As vendas online cresceram 8% em todo o mundo na última Black Friday, tendo alcançado os 70,9 mil milhões de dólares.

Os dados são da Salesforce, com base nos comportamentos de compra de mais mil milhões de consumidores a nível global e apontam como categorias com maior subida Calçado (+23%), Saúde & Beleza (+21%) e Cuidados para a pele (+20%).

Com ligeiras diferenças, analisando apenas as vendas na Europa, Saúde & Beleza (+22%), Calçado & Malas de senhora (+21%) e Casa & Decoração (+10%) foram as categorias que mais cresceram.

Black Friday: como manter a segurança nas compras online? Siga estas dicas para não cair em “armadilhas”
Black Friday: como manter a segurança nas compras online? Siga estas dicas para não cair em “armadilhas”
Ver artigo

Além das vendas, os descontos feitos nos produtos também aumentaram, numa média de 28% a nível global, refere a Salesforce, valor mais alto até ao momento nesta altura de compras.

As maiores taxas de desconto registaram-se na maquilhagem, vestuário desportivo e Vestuário geral, 40% no primeiro caso e 34% nos dois últimos.

No que diz respeito ao meio, os dados da Salesforce indicam que os consumidores “regressaram” em grande aos telemóveis para comprar online esta Black Friday, depois de uma trégua durante a pandemia, em que o computador ganhou importância.

O tráfego mobile chegou mesmo a atingir um pico recorde na “sexta feira negra” deste ano, assinalada a 24 de novembro último, representando 79% do tráfego digital, face aos 76% de 2022.