Durante o ano passado, as vendas online registaram um crescimento de 51 por cento nos Estados Unidos, com os retalhistas no geral a melhorarem os seus lucros, de acordo com um estudo conduzido pela Forrester Research a pedido da Shop.org, a divisão de vendas Internet da National Retail Federation.
Foi igualmente o primeiro ano em que as vendas através de comércio electrónico superaram a barreira dos 100 mil milhões de dólares, alcançando os 114 mil milhões de dólares, um valor representativo de 5,4 por cento do mercado total de vendas a retalho nos Estados Unidos durante o período observado.
O crescimento foi acentuado em todas as categorias, particularmente na área das viagens, dos artigos para o lar e escritório e no sector do hardware e software, de acordo com o estudo, cujos resultados foram revelados esta semana.
Colectivamente, os retalhistas online conseguiram subir as suas margens operacionais para 21 por cento em 2003, face aos valores de break-even de 2002, um crescimento que Scott Silverman, director da Shop.org, considera "impressionante". Setenta e nove por cento dos 150 retalhistas online inquiridos conseguiram ter lucro em 2003, mais nove por cento do que o valor registado no ano anterior.
Impulsionadas pelas fortes vendas em áreas como a saúde e beleza, acessórios, flores, postais e presentes, as vendas a retalho pela Internet deverão crescer 27 por cento este ano para os 144 mil milhões de dólares, representando 6,6 por cento do total de vendas no mercado norte-americano.
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