Os Estados Unidos querem aumentar o número de colaborações com outros países no sentido de facilitar a entrada de cidadãos no seu território sem descurar os aspectos ligados à segurança.

Para isso, as autoridades do país estão a colaborar com os governos de outras nações de forma a tornar possível que os cidadãos possam viajar para os Estados Unidos sem visto desde que preencham um formulário disponível na Internet.

Contudo, no caso de a autorização para a viagem ser recusada pela plataforma electrónica, o turista fica obrigado a pedir um visto.

De acordo com a Reuters, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Eslováquia e Coreia do Sul são os próximos países a poderem garantir essa capacidade aos seus cidadãos.
Posteriormente a aliança será alargada a outros países da União Europeia, nomeadamente a Polónia, Grécia, a Bulgária, Chipre, Malta e Roménia.

Jackie Bednarz, do Departamento de Segurança Interna, citado pela Reuters, esclarece que o objectivo desta medida é "integrar mais países antes da mudança de governo nos EUA".

Como tal, a partir do dia 12 de Janeiro, os cidadãos de todos os países abrangidos pela iniciativa terão de formalizar um registo online antes de viajarem para os EUA de avião ou de barco.

É de salientar que o programa já inclui mais de 27 países, entre os quais membros da UE, a Austrália, o Japão e Singapura.