A Visa e a Mastercard anunciaram esta terça-feira um esforço conjunto para tornar as compras online mais fáceis e reduzir aquilo que o setor designa por "abandono de carrinho de compras online". A proposta apresentada é dar outra opção ao consumidor que não o obrigue a ter de inserir os 16 dígitos dos cartões.
No comunicado divulgado, a rede fala agora num check-out online mais seguro, com base no novo padrão do setor EMV Secure Remote Commerce (SRC), que estabelece "uma maneira simplificada para pagamentos com cartão em sites web e móveis, aplicativos móveis e aparelhos conectados".
Na prática, a rede desenvolveu uma opção de pagamento que permite aos consumidores salvarem os detalhes de compra num só lugar. Depois, os comerciantes disponibilizam um botão de pagamento, eliminando assim a necessidade de inserir números de cartões de 16 dígitos, para além dos problemas associados às datas de validade dos cartões.
Depois de testado com vários comerciantes e consumidores, a funcionalidade vai passar a estar disponível em alguns casos nos Estados Unidos. A nível mundial, prevê-se que a opção que concorre com a PayPal e a Apple Pay estará disponível a partir de 2020.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários