A Visa e a Mastercard anunciaram esta terça-feira um esforço conjunto para tornar as compras online mais fáceis e reduzir aquilo que o setor designa por "abandono de carrinho de compras online". A proposta apresentada é dar outra opção ao consumidor que não o obrigue a ter de inserir os 16 dígitos dos cartões.

No comunicado divulgado, a rede fala agora num check-out online mais seguro, com base no novo padrão do setor EMV Secure Remote Commerce (SRC), que estabelece "uma maneira simplificada para pagamentos com cartão em sites web e móveis, aplicativos móveis e aparelhos conectados".

Pagamentos online estão a mudar para ficarem mais seguros
Pagamentos online estão a mudar para ficarem mais seguros
Ver artigo

Na prática, a rede desenvolveu uma opção de pagamento que permite aos consumidores salvarem os detalhes de compra num só lugar. Depois, os comerciantes disponibilizam um botão de pagamento, eliminando assim a necessidade de inserir números de cartões de 16 dígitos, para além dos problemas associados às datas de validade dos cartões.

Depois de testado com vários comerciantes e consumidores, a funcionalidade vai passar a estar disponível em alguns casos nos Estados Unidos. A nível mundial, prevê-se que a opção que concorre com a PayPal e a Apple Pay estará disponível a partir de 2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.