O Web Summit reuniu mais de 71 mil visitantes, numa cimeira tecnológica alocada entre o Altice Arena e os pavilhões da FIL. A SIBS Analytics partilhou os números relativos às transações realizadas durante a semana do evento, considerando que foi escolhida uma experiência totalmente cashless no recinto, ou seja, não era possível andar com dinheiro. E isso foi também válido nos locais de diversão noturna, promovidos pela organização como local para networking, de forma a evitar que os visitantes carregassem dinheiro.
Sendo parceira oficial do Web Summit, a SIBS disponibilizou diferentes soluções para o pagamento, incluindo o suporte ao SoftPOS tap and pay através do smartphone ou o MB Way QR Code Express, prometendo serem mais rápidas, cómodas e seguras.
Nesse sentido, segundo a empresa, durante os quatro dias de Web Summit foram realizadas 84 mil compras no recinto, destacando o aumento de 42% no número total de operações face à edição de 2021, ainda que esta fosse mais limitada em termos de público. A SIBS refere que o valor médio gasto por cada compra foi de 12,25 euros, igualmente um crescimento de 19% face ao mesmo período do ano passado.
Do total de transações, apenas 19,9% foram realizadas com cartões bancários nacionais, sendo 80,1% de cartões estrangeiros, de 120 nacionalidades diferentes. Quem gastou mais foram os visitantes do Reino Unido, que somou 10,5%, seguindo-se a Alemanha com 7,8% e o Brasil com 5,5% alinhados no pódio. Já os Estados Unidos registaram 4,9% das transações e por fim, a fechar o Top 5, a Ucrânia com 4,3%. Estes países representam igualmente os mais representados no Web Summit, número semelhante ao ano passado, exceto a Polónia que cedeu o lugar aos Estados Unidos entre os que mais visitaram Lisboa para o evento.
Veja na galeria imagens do Web Summit 2022:
O dia 2 de novembro, o primeiro dos três dias principais, foi aquele onde se registou o maior pico das transações, mais concretamente à hora do almoço, às 13h24.
Devido à permanência dos visitantes estrangeiros durante a semana do Web Summit, a SIBS também registou um aumento de compras e levantamentos em geral no distrito de Lisboa. Houve um aumento de 24,9% no que diz respeito ao número de operações efetuadas, face ao período homólogo de 2021, assim como 48,1% de transações feitas por estrangeiros. Foi também registado que 17% dos estrangeiros que vieram para o Web Summit estiveram na região de Lisboa no fim-de-semana anterior ao evento e 42% decidiram prolongar a sua presença em Portugal no sábado e domingo após o evento.
Por fim, numa análise à atividade efetuada com cartões na rede Multibanco, os supermercados foram os que receberam mais transações (28,9%), a restauração registou 25,9% e os postos de gasolina 4,9%.
De notar que a Altice Portugal também fez um rescaldo das suas operações nas redes Wi-fi nos recintos do Web Summit. Segundo dados da operadora, os 71 mil visitantes do Web Summit estabeleceram mais de 1,6 milhões de sessões únicas de wi-fi, tendo registado 46 mil equipamentos conectados à sua rede. O evento gerou 50 TB de tráfego de dados, sendo que 20% foi processado em 5G.
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