O mercado dos smartphones está ao rubro. Existem cada vez mais marcas, existem cada vez mais equipamentos e segmentos de preço, e existem cada vez mais dispositivos que correspondem a todos os perfis de utilizador. A Sony é uma das grandes marcas deste mercado, mas não deixa de sentir as mesmas dificuldades que outras empresas.



Durante a apresentação de novos equipamentos que vão chegar ao mercado português nas duas primeiras semanas de outubro – Xperia E3, Xperia Z3 e Z3 Compact -, uma representante da Sony Mobile Portugal defendeu a ideia de que “vivemos num mundo de tribos: a da Apple e a da Samsung”.



O cenário tanto se aplica a todo o mundo como também tem expressão em Portugal e a Sony fez questão de referir que este não é um caso que se aplique apenas aos utilizadores. Também as empresas de retalho e as operadoras de telecomunicações por vezes parecem ter apenas olhos para equipamentos da marca da maçã ou da tecnológica sul-coreana.



“Nós na Sony estamos sempre em desvantagem e vivemos muito dos fiéis à nossa marca”, explicou a representante da empresa em Portugal.



A Sony tenta combater as mentalidades formatadas com a tentativa de entregar uma experiência de utilização diferenciadora, tanto ao nível do software como no hardware. “E é assim que mais e mais vamos crescendo na cabeça dos consumidores”.



A título de exemplo,a Sony adiantou que o modelo topo de gama Xperia Z2 teve um desempenho acima das expectativas da empresa e teve vendas “bastante acima” do modelo anterior, o Xperia Z1. Agora chega a vez do modelo Xperia Z3 mostrar o que vale e como consegue ser recebido junto dos consumidores.

Outra área onde a empresa tem apostado é a das pulseiras e relógios inteligentes. Na IFA a Sony apresentou a terceira versão do seu smartwatch , equipamento que deverá chegar a Portugal ainda antes do final do ano. Quanto ao preço nada está definido.

Nota de redação: Notícia atualizada para atribuir as declarações à Sony Mobile

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.