A participada da Portugal Telecom no Brasil, Vivo, lançou hoje uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre um terço das acções preferenciais da Telemig Celular e da Telemig Participações, oferecendo um prémio de 25 por cento em relação ao valor de cotação das acções nos trinta dias anteriores a 1 de Agosto de 2007.

A Vivo tinha já anunciado no início de Abril a conclusão da compra de perto de 54 por cento do capital da operadora, a que se somavam 4,27 por cento das acções preferenciais da Telemig Celular Participações. Aquando desta operação a Vivo tinha assumido que seria necessário lançar uma nova OPA para comprar a totalidade das acções com direito a voto da Telemig.

Em comunicado à CMVM a empresa assume que se todos os accinistas venderem as acções nesta OPA o valor máximo envolvido na operação será de 53 milhões de Reais, o que corresponde a cerca de 20 milhões de euros.

Ainda hoje a Portugal Telecom notícias tinham avançado o interesse da operadora portuguesa em adquirir a totalidade do capital da MTC, a operadora móvel que lidera o mercado na Namíbia e da qual a empresa já controla 34 por cento do capital.

A Bloomberg adiantou hoje que a PT já apresentou a proposta ao primeiro ministro da Namíbia, Nahas Angula, no sentido de obter a aprovação do executivo para a operação.

Já ao final do dia uma fonte da Portugal Telecom acabaria por desmentir a informação e afirmar à Reuters que a operadora se sente satisfeita com a participação de 34 por cento detida na MTC, o máximo legalmente permitido no país.

Recorde-se que a Portugal Telecom adquiriu no Verão de 2006 uma participação de 34 por cento na operadora, num negócio de 1,02 mil milhões de dólares da Namíbia, o que corresponde a cerca de 115 milhões de euros, segundo o valor de câmbio à data da operação.




Nota da Redacção: [22:21] A Portugal Telecom desmentiu à Reuters a sua intenção de adquirir uma maior participação na operadora da Namíbia já que isso está vedado por lei. A notícia foi actualizada com essa informação.




Notícias Relacionadas:

2007-08-13 - PT prepara novos investimentos no mercado africano

2007-08-03 - Vivo aproxima-se dos 35 milhões de clientes com compra da Telemig e Amazónia Celular

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.