A Vortal, a empresa especializada em contratação pública eletrónica, concluiu o processo de aquisição da SaphetyGov. Embora o valor da operação não tenha sido divulgado, a empresa avança que passará a operar simultaneamente a operar a VortalGov e a plataforma da Saphety.

A empresa indica em comunicado à imprensa que as duas plataformas vão passar a coexistir no mercado de forma independente, acrescentando ainda que não haverá qualquer impacto para os compradores e fornecedores da SaphetyGov. A única mudança está mesmo na equipa responsável pela gestão da plataforma da Saphety que passa agora a integrar a Vortal. Ao nível dos interlocutores não existirão alterações para os atuais clientes e utilizadores.

Rui Dias Ferreira sai da direção executiva da Vortal mas mantém 20% da empresa
Rui Dias Ferreira sai da direção executiva da Vortal mas mantém 20% da empresa
Ver artigo

De acordo com Miguel Sobral, CEO da VORTAL desde 2018, a compra da SaphetyGov enquadra-se na estratégia de crescimento da empresa, complementando o que está a ser consolidado a nível internacional. “É também uma oportunidade para obter sinergias, tirando partido do forte investimento feito no domínio da interoperabilidade entre plataformas de contratação”, afirma o responsável.

A Vortal elucida que a aquisição da SaphetyGov se traduz no acesso a mais oportunidades de negócio para os fornecedores. Além disso, estão a ser desenvolvidos novos serviços que asseguram a interoperabilidade as plataformas de ambas as empresas de modo a facilitar o acesso de mais pequenas e médias empresas à contratação pública.

Segundo Rui Fontoura, CEO da Saphety, citado em comunicado, a venda da plataforma de contratação pública é mais um passo na estratégia de maximização de valor e de concentração do investimento nas principais áreas de atuação da empresa, como a troca eletrónica de documentos, faturação eletrónica e Eletronic Bill Presentment.

O responsável afirma que a operação vai permitir à Saphety “capitalizar o valor criado num segmento maduro como é a contratação pública, ao mesmo tempo que reforça o foco e disponibiliza recursos para continuar a crescer nos negócios core da empresa”.