A Vortal acaba de anunciar a sua certificação pela BSI em sistemas de gestão de segurança da informação com a norma ISO 27001. Com esta distinção a empresa passa a ser a terceira entidade com esta certificação em Portugal, seguindo-se à TV Cabo - que obteve certificação da BvQI - e à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa certificada pela BSI, tal como aconteceu agora com a empresa portuguesa de tecnologias de informação.



Fernando Fevereiro Mendes, gestor de negócio da SINFIC, entidade parceira da BSI, indica que esta distinção "é motivo de muito orgulho" por "ser um elemento impulsionador "de facto" desta norma internacional de segurança da informação em Portugal e não só".



A norma ISO 27001 foi publicada em Outubro de 2005 pela International Organization for Standardization e surge como a evolução do padrão BS7799-2, publicado pela British Standard Institution (BSI).



Este padrão trata da definição de um conjunto de processos de gestão de segurança da informação (ISMS - Information Security Management Systems - determinando o que é obrigatório para o sistema de gestão. Em conjunto com a ISO 17799, para o Código de Boas Práticas da Gestão de Segurança da Informação, o ISO 27001 assume-se como uma das certificações de maior referência para as empresas que pretendem um reconhecimento oficial numa matéria com cada vez maior impacto - segurança dos sistemas - e para os que querem aumentar o nível de confiança dos seus clientes.



De acordo com a Vortal "o cumprimento da norma ISO 27001 garante a segurança em todo o ciclo de negócio, desde o planeamento de novas funcionalidades nos sistemas, passando pelo cumprimento das leis e regulamentações, identificação contínua de riscos, aplicação de controlos tecnológicos e físicos, continuidade do negócio e recuperação de desastres, sensibilização contínua de pessoas sobre os temas de segurança, entre diversos outros aspectos".



Nota de Redacção: Por lapso o TeK citou Fernando Fevereiro Mendes como gestor de negócio da Vortal ao invés da SINFIC, onde realmente desempenha esse cargo. Paralelamente foram adicionadas mais informações referentes à certificação da Vortal cedidas pelo mesmo gestor.



Notícias Relacionadas:

2007-09-04 - OpenXML não obtém votos necessários para aprovação como norma ISO

2006-12-13 - Sinfic apresenta-se como Security Provider da empresa brasileira Módulo Security

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.