Responsáveis das lojas Walmart revelaram finalmente de que forma vão aproveitar as vantagens trazidas pelos drones, um dos fenómenos tecnológicos mais mediáticos do momento: gestão de stocks.

De acordo com informações avançadas recentemente pela Reuters, a Walmart está a poucos meses de começar a utilizar estes gadgets controlados à distância para controlar e verificar problemas de stocks em alguns dos 190 centros de armazenamento e distribuição que tem nos Estados Unidos.

Prevê-se que os testes demorem seis a nove meses, após os quais os responsáveis da empresa acreditam ter a tecnologia em condições de começar a catalogar produtos. Shekar Natarajan, vice-presidente da Walmart para a estratégia e logística da empresa, afirma que “os drones são capazes de recolher informação a uma velocidade de 30 quadros por segundo”, o que significa que em apenas um dia poderiam ficar prontas as tarefas que colaboradores humanos demoram um mês a concluir.     

Relembre-se que já em outubro de 2015 a empresa solicitou às autoridades norte-americanas permissões especiais para testar o uso de drones no seu negócio, com o objetivo de “melhor rivalizar” com a concorrência. Também a Amazon e a Google já mostraram sinais de que contam no futuro recorrer a drones para diferentes finalidades no âmbito da sua política de distribuição.