A organização do Web Summit anunciou que o evento ganha a partir deste ano uma nova edição americana, que vai acontecer em Vancouver. O formato Web Summit nasceu na Europa, mais concretamente na Irlanda, mas foi em Portugal que ganhou a dimensão atual. Além de Lisboa, o evento de tecnologia e empreendedorismo conta já também com uma edição no Rio de Janeiro e outra no Médio Oriente.

A empresa por trás do Web Summit promove no entanto outros eventos com outras designações, noutras partes do mundo. Na América do Norte tem o Collision, em Toronto, que é agora absorvido pelo Web Summit. A primeira edição do Web Summit Vancouver vai decorrer em maio do próximo ano. A última edição do Collision acontece na próxima semana e vai concentrar 40 mil visitantes de mais de 130 países.

Em comunicado, a empresa irlandesa explica que esta mudança “representa uma nova era para o Web Summit, e junta-se a uma lista em expansão de eventos internacionais promovidos pela empresa sediada em Dublin”.

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A empresa liderada por Paddy Cosgrave garante que o Collision transformou-se no evento de tecnologia com maior crescimento na América do Norte. O novo Web Summit vai “dar seguimento à missão de apoiar e ligar o ecossistema global de tecnologia”.

Nos últimos três anos, a Web Summit lançou dois novos eventos sob a marca que replica o nome da empresa. O Web Summit Rio já leva duas edições, que em conjunto atraíram 55 mil visitantes. O Web Summit Qatar é outra aposta nova. Ainda só tem uma edição que acolheu 15 mil participantes.

Lisboa mantém o evento mais importante e de maior dimensão, novamente com 70 mil visitantes esperados para a edição de 2024, que se realiza em novembro e que deve acolher gente de mais de 150 países. A organização sublinha que desde 2022, o número de participantes no Web Summit cresceu 51% e que só os eventos deste ano vão reunir 160 mil pessoas.

Os números oficiais dizem que o Collision teve um impacto de 189 milhões de dólares canadianos nos três anos em que se realizou presencialmente. A quarta e última edição ao vivo, que acontece na próxima semana, deve ter um impacto económico de 77 milhões de dólares canadianos.

Uma estimativa da Destination Vancouver calcula que o Web Summit, por sua vez, possa gerar receitas diretas de 172 milhões de dólares para a cidade e um impacto global para a economia da região (Columbia Britânica) de 279 milhões de dólares, em três anos. Em Lisboa, as contas oficiais dizem que a feira e a conferência têm um impacto anual direto para a capital de 200 milhões de euros.

Criar uma nova edição da Web Summit faz-se com a intenção de continuar a fazer crescer estes números. Vancouver, a cidade que acolhe o novo evento, tem 11 mil empresas de tecnologia e lidera o emprego tecnológico de alto perfil na América do Norte.

O sector é o que mais tem crescido na região, ao dobro do ritmo do resto da economia.É casa de unicórnio como a Dapper Labs, Blockstream, Trulioo, LayerZero Labs ou Visier e também tem escritórios de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como a Apple, a Salesforce ou a Amazon.

"Estamos agora em quatro continentes e temos uma forte intenção de levar algo também para África muito em breve, à medida que continuamos a nossa ambição de ligar o mundo da tecnologia e construir comunidades relevantes e duradouras em todo o mundo", sublinha Paddy Cosgrave, citado na nota de imprensa que divulga a novidade.