
Talvez já se tenha cruzado com as partilhas dos desafios diários de encontrar as palavras secretas do Wordle nas redes sociais. É um jogo que se tornou viral nos últimos meses, pelo seu desafio elevado, mas com mecânicas muito simples. O jogo está disponível em versões web, mas os clones em forma de apps também já circulam nas lojas de aplicações.
O grupo editorial The New York Times Company anunciou a compra do jogo ao seu criador original, Josh Wardle, um engenheiro de software de Brooklyn, por um valor não anunciado. Apenas foi referido que foi pelo menos de “7 dígitos”, correspondendo no mínimo a 1 milhão de dólares.
O negócio foi anunciado esta segunda-feira no jornal, refletindo a importância dos jogos, tais como palavras-cruzadas, no objetivo de aumentar as subscrições digitais para 10 milhões até 2025. Para já, a empresa diz que o jogo vai manter-se inicialmente gratuito, tanto para novos jogadores, como aqueles que já o jogavam.

O Wordle, nome inspirado no seu criador Josh Wardle, foi lançado em outubro de 2021 em formato browser. No dia 1 de novembro tinha 90 utilizadores, mas a meio do mês o número cresceu para 300 mil, tornando-se viral, com milhões de jogadores atualmente a tentar solucionar as palavras diárias.
A inspiração para o jogo foram mesmo os desafios de palavras-cruzadas do próprio The New York Times que Josh Wardle e a sua companheira jogavam para passar o tempo durante o confinamento gerado pela pandemia. Fazer parte da família editorial foi um passo natural para si, disse em entrevista.
Mas como é que tudo funciona? O objetivo é adivinhar uma palavra com cinco letras, mas tem apenas seis tentativas para conseguir acertar. À medida que vai tentando adivinhar, a cor dos quadrados vai mudando de cor nas linhas seguintes para dar-lhe algumas pistas: verde para uma letra que está no local correto; amarelo para uma que faz parte da palavra, mas está no local errado; e cinzento para uma que está incorreta. É uma mecânica inspirada no popular jogo de tabuleiro Master Mind.
O que ajudou a popularizar o jogo é a possibilidade de os utilizadores fazerem a partilha da sua performance diária nas redes sociais, mostrando apenas a grelha colorida sem dar “spoilers” da palavra certa.
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