O Grupo Sonae vai adquirir oito lojas da cadeia PC City em Espanha, com o objectivo de reforçar a presença da marca Worten, especializada em electrodomésticos e electrónica de consumo, no mercado espanhol.

As lojas abrangidas pelo acordo de princípio, divulgado esta segunda-feira, estão localizadas nas regiões de Palma de Maiorca, Pamplona, Tenerife, Barcelona (duas) e Madrid (três).

As negociações entre o grupo de Belmiro de Azevedo e a Dixons Retails, que detém a filial espanhola da PC City, deverão estar concluídas no espaço de um mês e além da aquisição dos espaços, a Sonae pretende também empregar os 350 funcionários dos estabelecimentos em causa, com as mesmas condições e garantias laborais que tinham na empresa anterior.

"A Sonae está confiante que concluirá o acordo a mais breve trecho, sendo que este será gerador de valor para todos os stakeholders, particularmente para os colaboradores que mantêm os seus postos de trabalho", afirmou o presidente executivo da Sonae SR, Miguel Mota Freitas.

A Dixons Retails tinha anunciado, em Abril, a sua decisão de deixar cair o negócio PC City em Espanha, "depois de ponderadas todas as opções possíveis". A medida supunha a suspensão de toda a actividade (34 lojas, sede central e plataforma online), com o consequente despedimento dos 1.224 funcionários.

Trespassar um mínimo de sete estabelecimentos era uma das condições fixadas para que todos os funcionários afectados pelo processo recebessem uma indemnização de 50 dias de trabalho por ano trabalhado.