As receitas da Microsoft cresceram 8 por cento no último trimestre, para o valor recorde de 17,37 mil milhões de dólares, anuncia a fabricante num comunicado à imprensa, em que apresenta também os números para o ano fiscal, terminado igualmente a 30 de Junho.

As receitas anuais da gigante de Redmond situaram-se nos 69,94 mil milhões de dólares, um valor 12 por cento superior ao verificado em 2010. Os ganhos por acção subiram 35 por cento, para os 96 cêntimos por título, superando as expectativas dos analistas.

Os resultados acima das estimativas ficam a dever-se sobretudo ao desempenho das divisões de negócio de entretenimento e empresarial, onde o Office e a Xbox ocupam papéis de destaque. Também a área de negócio de servidores se destacou pela positiva.

O negócio de entretenimento viu as suas receitas crescerem 30 por cento este trimestre, face ao período homólogo. Considerados os 12 meses do ano, o crescimento foi de 45 por cento, para os 8,9 mil milhões de dólares, num período em que a Xbox 360 se afirma como a consola mais vendida nos Estados Unidos e Kinect e serviço Xbox Live vivem um momento de prosperidade.

Já a área de servidores apresentou, pelo quinto trimestre consecutivo, um crescimento de dois dígitos, com as receitas a aumentarem 12 por cento face a um ano antes. No ano fiscal, o crescimento foi de 11 por cento, para um total de 17,1 mil milhões de dólares de receitas, impulsionadas pelas vendas do Windows Server, System Center e SQL Server.

"O Office 2010 continua a ser a versão com melhores resultados de vendas em menor tempo na história do Office, com mais de 100 milhões de licenças vendidas", afirma a companhia. Um resultado com implicações no crescimento de 7 por cento (este trimestre) e 16 por cento (no ano) das receitas na área de negócio empresarial.

Num cenário em que também as receitas de serviços online cresceram (17% no trimestre e 15% no ano), a única excepção são os produtos Windows e Windows Live, onde se verificou uma redução de 1 por cento nas receitas do último trimestre e 2 por cento no ano, para os 19,02 mil milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.