A Xiaomi apresentou o relatório de contas relativos ao segundo trimestre do ano, revelando um aumento de 68% de receitas face ao período homólogo de 2017. É o primeiro resultado depois da oferta pública inicial no mês passado, uma estreia na bolsa que ficou muito abaixo das expectativas dos investidores.

são os smartphones, tendo contribuído com dois terços das receitas, somando um total de 6,6 mil milhões de dólares relativos ao segundo trimestre que acabou no final de junho. Só esta área de negócio cresceu 59%, devido ao aumento da média de preços dos dispositivos, realça o Financial Times.

Com estes resultados, a Xiaomi assume um lugar entre as cinco maiores fabricantes do mundo, alcançando um volume de vendas de 32 milhões de unidades no último trimestre, dando um gigantesco salto de 44% face ao mesmo período do ano passado. Dois fatores que contribuíram para o crescimento foi a expansão da empresa para o ocidente e a grande aposta em smartphones de topo no mercado interno chinês. As receitas internacionais correspondem a mais de um terço, crescendo 150% face ao mesmo período do ano passado.

Apesar dos smartphones serem o catalisador de expansão da empresa, a Xiaomi não pretende ficar “colada” a este negócio, e procura desenvolver soluções para o mercado de produtos lifestyle e IoT, sejam televisões inteligentes ou PCs portáteis, que estão também com um crescimento significativo na faturação da empresa. As Smart TV registaram um aumento de receitas de 350% no último trimestre.